Aplicada em versões dos motores Cursor 9 para máquinas e veículos off road, a nova turbina e-VGT possibilita que um motor com a mesma cilindrada de um equipado com turbo convencional tenha maior potência, com respostas mais rápidas. Comparativamente, um Cursor 9 com turbo convencional alcança pico de potência de 310 kW, enquanto o equipado com turbo e-VGT chega a 324 kW, por exemplo. Isso representa um ganho na potência máxima do motor, com tempo de resposta 35% superior.
De acordo com Alexandre Xavier, Diretor de Engenharia da FPT Industrial na América Latina, o aumento da demanda mundial por maior densidade de potência gerou a necessidade de busca por novas soluções tecnológicas como a turbina de geometria variável, principalmente em motores off road para aplicações pesadas. O que já é uma realidade nos motores da marca na Europa também passa a ser adotado no Brasil e na América Latina, a partir da tecnologia MAR-I.
“Observamos as tendências do mercado e quais as melhores formas de atender as necessidades dos nossos clientes. Algumas das novas versões do motor Cursor 9 Tier 3 (MAR-I) que lançamos ao longo de 2015 e 2016 já estão equipadas com a turbina e-VGT, entregando melhor performance às máquinas e obedecendo a nova legislação”, ressalta Xavier.
Atualmente, na América Latina, a tecnologia está presente nos motores que equipam as colheitadeiras 7130 da linha Axial-Flow Série 130 da Case IH e a CR7.80, da New Holland.
Os benefícios do uso da turbina e-VGT da FPT Industrial
A turbina e-VGT é uma tecnologia que permite extrair máxima potência através da variação do fluxo de gases de escape no rotor da turbina. Todo o processo é comandado e monitorado eletronicamente pela central eletrônica.
A previsão é que o componente seja aplicado em outros motores que equipam máquinas agrícolas e de construção que serão lançadas em 2017, já em conformidade com a legislação PROCONVE/MAR-I.