A Bosch vai levar para a Automec 2012, que começa na próxima terça-feira e vai até sábado no Anhembi, em São Paulo, sua bancada de teste diesel – EPS 708 – especialmente projetada para trabalhar com injetores e bombas de injeção Common Rail -, o analisador de gases BEA 734, e a recicladora de ar condicionado ACS 650.
Além disso, irá mostrar todo seu portfólio, incluindo as novas tecnologias que equipam os motores Euro 5. São os sistemas de injeção eletrônica Common Rail Bosch (CRS), UPS e UIS. Daniel Lovizaro, chefe de Assistência Técnica da divisão Automotive Aftermarket da Bosch Brasil, ressalta que o sistema Common Rail trabalha com bombas de alta pressão de última geração que podem atingir até 2.200 bar de pressão. “Ele requer alta pressão de injeção visando atingir a mais perfeita pulverização do diesel na Câmara e a mais perfeita queima, atendendo às normas de emissão P7 (Euro 5)”, afirma. Os visitantes poderão ver estas tecnologias na Automec Pesados, além dos equipamentos para diagnose e reparação destes sistemas no Estand Bosch.
A exigência do Euro 5, chamado no Brasil de Proconve P7, promoveu a chegada de uma nova tecnologia, o Denoxtronic, que é o sistema que permite reduções adicionais nas emissões de motores a diesel. Trata-se de um componente central do sistema SCR (Redução Catalítica Seletiva) que vem sendo usado com sucesso em veículos comerciais pesados na Europa desde 2004.
“É um sistema de tratamento de gases de escape”, resume Lovizaro. Ele explica que, até a tecnologia Euro 3, era possível mapear o sistema de injeção para atingir boas performances, trabalhando com injeções independentes numa mesma combustão. “Uma pré-injeção para aquecimento da câmara, a principal, e duas secundárias que têm como principal objetivo o tratamento gases de escape”, ressalta. Por esse sistema, depois da combustão principal, são realizadas mais duas injeções para garantir que os níveis de NOX e de particulados atinjam as normas de emissões do Euro 3.
“Mas, para o Euro 5, faz-se necessário um sistema independente alocado no escapamento do veículo para o tratamento dos gases que estão sendo emitidos”, revela. Esse tratamento, segundo ele, é feito de duas formas: uma visando a redução de particulados e outra a de NOX.
Para a diminuição dos particulados na motorização Euro 5, no Brasil, a maior parte dos veículos está trabalhando com sistemas de reação catalítica. Mas para a redução do NOX, é necessária uma nova tecnologia. “É aí que entra o Denoxtronic”, afirma. De acordo com Lovizaro, trata-se de um sistema de injeção alocado no escapamento.
O sistema é responsável por pulverizar ureia líquida – o Agente Redutor de NOX Líquido (Arla 32). “A ureia misturada com os gases aquecidos e com a ajuda de um catalisador consegue realizar a quebra das moléculas de NOX. Portanto, o nosso sistema permite a saída de gases tratados com baixíssima presença tanto de particulados como de NOX”, ressalta.
Ele explica que o número 32 do Arla se refere ao nível de solubilidade da ureia na água, que é de 32,5%. “É uma ureia de alta pureza diluída numa solução líquida de água desmineralizada a 32,5%. Qualquer nível acima ou abaixo dessa diluição compromete a capacidade de redução de NOX”, salienta.
Por isso, o chefe orienta os proprietários dos veículos Euro 5 a usarem somente o Arla 32 homologado pelos órgãos competentes. “Colocar um produto sem garantia de procedência é muito arriscado”, atesta.
Lovizaro ressalta que, no Brasil, o uso de ureia é muito comum para nutrição animal no agronegócio. E que a farta presença desta substância no mercado poderia incentivar diluições caseiras, o que seria um péssimo negócio. “Certamente vão ocorrer sérios problemas no funcionamento do sistema e consequentemente do veículo”, avisa.
O estande da Bosch na Automec será o M-40.