Apresentado há um ano, na Fenatran, chega agora às concessionárias o Iveco Tector 150E21 Economy 4X2. A principal novidade é o motor FPT N45 de 4,5 litros, com potência máxima de 206 cavalos e torque de 720 Nm, que promete ser 7% mais econômico quando comparado com o motor da geração anterior. “Trata-se de um motor com economia de quatro cilindros e performance de seis”, explicou Alexandre Xavier, diretor de Engenharia da FPT Industrial na América Latina.
O novo caminhão 15 toneladas é ideal para entregas urbanas e interurbanas. Com Peso Bruto Total (PBT) de 15.400 kg, o novo Tector complementa a linha que começava no de 17 toneladas 6×2 indo até o de 23 toneladas 6×4. “A Iveco passa a oferecer uma opção que une três características desejadas pelos clientes: robustez, versatilidade e baixo consumo de combustível”, disse Christian Gonzalez, diretor de Marketing da Iveco.
“Com o novo produto, podemos atender tanto as grandes redes de transportadores quanto os pequenos e médios frotistas, que podem preferir um caminhão de 15 toneladas, em vez de adquirir um de tonelagem superior, desde que, como é o caso do Tector, tenha capacidade e robustez suficientes”, completa Gonzalez.
A transmissão usada é a mecânica Eaton, de seis marchas, com acionamento a cabo, que oferece maior precisão na troca de marchas. As molas parabólicas das suspensões dianteira e traseira também são novas.
A cabine ainda é equipada com molas helicoidais na suspensão posterior. No interior, os tecidos são os mesmos do Tector Stradale, versão Premium da linha.
O caminhão sai de fábrica com banco do passageiro biposto, escotilha de teto, ABS + EBL, porta-estepe, volante com regulagem de altura e profundidade e ajuste automático das folgas das lonas de freios. Como opcional, pode ser equipado com ar-condicionado.