Em menos de dois meses de parceria entre a Revista Carga Pesada e a Ticket Frete, dezenas de caminhoneiros esclareceram suas dúvidas a respeito do pagamento eletrônico de frete no site www.cargapesada.com.br/ticketcar. Código Identificador da Operação de Transporte (Ciot), vantagens do cartão e fiscalização pelo governo foram alguns dos temas abordados pelos leitores.
Um deles quis saber se, mesmo quando a transportadora emite Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e), é necessária a emissão do Ciot. A Ticket Frete respondeu que sim. “São documentos distintos e um não substitui o outro”, afirmou a empresa.
Outra questão apresentada diz respeito à prestação de serviços diretamente para o embarcador, sem intermédio de uma transportadora. O motorista quis saber se, mesmo neste caso, o Ciot é necessário. A resposta também foi afirmativa: o embarcador será responsável por emitir o Ciot e o conhecimento de transporte.
DADOS DO MOTORISTA
Um caminhoneiro escreveu preocupado porque a empresa para qual ele presta serviço como agregado informa todos os seus dados no conhecimento de viagem, inclusive a conta bancária. E quis saber se isso é obrigatório. A resposta da Ticket Frete foi: “Sim, é obrigatório”.
NOME SUJO
“Quem tem o nome “sujo” no SPC tem direito ao cartão Ticket Frete?” A pergunta do leitor foi respondida da seguinte forma: “Sim, pode adquirir o cartão pois a restrição junto ao SPC e/ou Serasa não interfere na aquisição do cartão Ticket Frete. A única restrição seria se o cadastro do autônomo apresentar problema junto a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)”.
TAXAS
Outro leitor reclamou das taxas cobradas no momento do saque por meio do cartão. Ele também questionou: “Por que o valor do frete não pode ser depositado na conta da minha empresa?” A resposta foi de que o cartão não tem custo de manutenção. “O valor cobrado referente aos saques realizados é gerado pela processadora do cartão (pela bandeira do cartão)”, disse a Ticket Frete.
Quanto ao valor do frete ser depositado direto em conta corrente, a empresa informou ser possível desde que a conta indicada seja de mesma titularidade da pessoa contratada.
FISCALIZAÇÃO
Um motorista quis saber como é feita a fiscalização pela Receita Federal e pela ANTT? Confira a resposta: “A ANTT fiscaliza por meio do CIOT que é gerado a cada cadastro de viagem, enquanto a Receita Federal fiscaliza por meio do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) ou Nota Fiscal Eletrônica.”
PREÇO DO COMBUSTÍVEL
Outra pessoa escreveu questionando se é normal o posto de combustível cobrar mais caro pelo diesel quando o pagamento é feito por cartão. “Temos vários postos credenciados em nosso sistema cuja lista pode ser obtida junto à transportadora possibilitando livre escolha e pagamento do valor de bomba do combustível, evitando-se assim o pagamento de combustível mais caro quando do uso do cartão”, informou a Ticket Frete.
COMO FUNCIONA O CARTÃO
Muitos leitores quiseram saber como funciona o cartão e como obtê-lo. “O cartão Ticket Frete é aceito em toda rede que possui a bandeira Mastercard (postos, oficinas, mercados, comércio, etc.) e permite o saque nos caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, HBSC e Santander que estejam filiados à rede Cirrus”, explicou a empresa.
O cartão deve ser retirado pelos autônomos nas transportadoras clientes da Ticket Frete. Já as transportadoras que querem conhecê-lo devem ligar para 4003-9000 e agendar uma visita com o Gerente de Negócios.
BENEFÍCIOS
Outra pessoa questionou se o cartão oferece mais benefícios, além de permitir o pagamento do motorista. A empresa respondeu que sim e deu alguns exemplos. Um deles é o gerenciamento total da viagem, com a indicação e separação dos valores de frete, pedágio, combustíveis e demais despesas a serem creditadas.
Um segundo benefício é que o cartão dispõe de opção de pagamento de adiantamento com as datas programadas para o crédito. A parceria com o Via Fácil/Sem Parar para o pagamento integrado de pedágio com o Ticket Frete é outra vantagem, bem como a opção de o cartão ser aderente a qualquer outra solução de vale-pedágio (cupom, tag ou cartão). Por último, a empresa informou que o cartão permite integrar os softwares de gestão das transportadoras e embarcadoras.
A Ticket Frete é homologada pela ANTT para prestar o serviço de pagamento eletrônico aos caminhoneiros autônomos. Se você tiver alguma dúvida a ser esclarecida, clique aqui e pergunte.