Melo chamou a atenção dos transportadores para a importância da distribuição correta da carga respeitando a capacidade técnica de cada eixo para evitar as multas. E explicou como o excesso de peso causa problemas para as rodovias: “o que quebra ponte é o excesso no PBT (peso bruto total) e o que estraga o asfalto é o excesso por eixo”, resumiu.
Especialista em inspeção veicular, o engenheiro também falou dos cuidados básicos para evitar um dos acidentes mais comuns com caminhões, o tombamento. “Para cada caminhão roubado, há oito tombados”, comparou. Segundo ele, os tombamentos acontecem porque os caminhões precisam de pouca força lateral para tombar. Além disso, enquanto os automóveis em excesso de velocidade cantam os pneus e depois derrapam antes de tombar, o caminhão carregado tomba antes de derrapar.
Isso acontece porque nas curvas e manobras, o peso é transferido do lado interno para o lado externo da curva, e o motorista não percebe. Segundo Melo, este problema é mais grave ainda nas composições mais longas, como bitrens e rodotrens e no transporte de carga líquida.
Todos estes temas serão tratados em cursos que o Setcepar está programando para transportadores. Maiores informações poderão ser obtidas no site http://www.setcepar.com.br/
Leia também a reportagem publicada na Revista Carga Pesada “É preciso encontrar o ponto G do caminhão” no link http://www.cargapesada.com.br/edicoesanteriores/edicao153/edicao153.php?id=208