Fonte: Martha Becker Comunicação Corporativa

 

As empresas Transportes Translejú e Transportes O. Becker e Filhos, de Cerro Largo (RS), trocaram o manchão que utilizavam anteriormente pelo Radial Aramida (RA) da Vipal. Com isso, segundo a fabricante, obtiveram uma redução nos custos operacionais e a possibilidade de reutilizar pneus que antes seriam precocemente descartados.

A Translejú iniciou suas operações em 2005 e atua com 40 veículos no transporte de cargas, principalmente nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Já a Transportes Becker opera desde 1994, nos mesmos estados, porém com uma frota de 127 veículos.

De acordo com Eleonor Oscar Becker Júnior, sócio proprietário da Translejú, a empresa costumava usar câmaras de ar em pneus sem câmara, como forma de ter uma segurança extra. Quando começaram a utilizar o manchão RA da Vipal foi possível eliminar as câmaras, resultando em uma economia significativa. Além disso, a Translejú agora consegue reformar pneus com corte vertical de até 12 cm: “Pneus que antes eram descartados pelo tamanho do estrago, hoje são reformados e oferecem mais segurança do que tínhamos com o conserto anterior”, ressalta Eleonor.

Os manchões são essenciais no processo de reforma, elaborados de acordo com a necessidade de recuperação. Desenvolvidos para reparar danos, de maneira que os pneus voltem a ter a mesma resistência à capacidade de carga original, os manchões RA da Vipal prolongam a vida útil dos pneus, permitindo a sua reforma e reutilização com total segurança. Além disso, geram menos calor e não interferem no balanceamento, o que evita o desgaste irregular e aumenta a preservação do pneu.

Os Manchões RA são produzidos com fibra de aramida, um reforço têxtil utilizado em coletes a prova de bala e cintos de segurança, entre outros produtos. O material suporta temperaturas acima de 420ºC e é cinco vezes mais resistente que o aço.