Nelson Bortolin
Revista Carga Pesada
Representantes do Fórum Permanente do Transporte Rodoviário de Carga estiveram no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em Brasília, na sexta-feira (31), e solicitaram que o órgão deixe claro, por meio de algum documento, que o cavalo trator 8×2 é autorizado pela legislação vigente. Conforme mostrou a Revista Carga Pesada, apesar de legais, eles estão sendo barrados por agentes de trânsito. Em muitos casos, transportadores precisam ir à Justiça para garantir o licenciamento do veículo.
“O Denatran nos informou que está estudando uma forma de deixar mais claro a legalidade do 8×2 em alguma resolução”, afirma um dos integrantes do Fórum, o diretor executivo da Associação dos Transportadores de Mato Grosso (ATC), Miguel Mendes. “Como essa resolução pode demorar, pedimos que o Denatran envie ofício à Polícia Rodoviária Federal orientando os agentes sobre a legalidade do 8×2”, complementa.
Ele ressalta que, se houvesse alguma dúvida quanto à legalidade do veículo, o Denatran não teria dado autorização para a Scania e a Volvo fabricarem a configuração.
Guilherme Novakowski, diretor comercial da Germani Implementos, de Maringá, ressalta que a inclusão de um quarto eixo no cavalo trucado atende a portaria 63/09 do Denatran da mesma forma que os caminhões originais. “A portaria 1.101/11 também deixa claro que é possível fazer alterações em características de veículos desde que a implementadora atenda às exigências técnicas solicitadas”, declara.
O diretor lamenta o fato de alguns de seus clientes estarem enfrentando “desconfortos” de terem a documentação do veículo apreendida pela PRF.