Grupo já vende caminhões da marca chinesa em Londrina, Maringá e Ponta Grossa

NELSON BORTOLIN

Motor Cummins, Caixa ZF e eixos Dana. Esses foram os atributos que levaram o grupo Trevisa, do Paraná, a apostar na comercialização dos caminhões Foton. Com histórico de 16 anos como concessionário Iveco e mais 3 anos representando a Ford, o grupo já vende os modelos 3511 e 3514 da marca chinesa em três lojas: em Londrina, Maringá e Ponta Grossa. Curitiba terá uma concessionária em breve.

O sócio diretor executivo da Trevisa, Alexandre Farid, diz que os veículos, que têm PBT de 3,5 toneladas, são “caminhões disfarçados de caminhonetes”. “Têm o chassis e a suspensão estruturados, com feixe de molas parabólico tanto na traseira como na dianteira, para realmente carregar peso e dar conta das condições das estradas brasileiras”, afirma.

Os caminhões são destinados ao transporte de carga urbano e intermunicipal, atendendo supermercados, distribuidores de alimentos e de gás e agricultores. “Focamos clientes da linha dos F 350 (da Ford). As compras pela internet estão se intensificando cada vez mais e é necessário entregar esses produtos”, alega.

Os veículos têm preço a partir de R$ 125 mil. E, de acordo com o diretor da Trevisa, entre os concorrentes, somente o Hyundai HR é mais barato. “Mas são produtos muito distintos em termos de eficiência estrutural e de trem de força.” “Além disso, os nossos têm três anos de garantia. Já vêm completos, com ar-condicionado, vidro elétrico, tudo de fábrica.”

Outra vantagem dos caminhões, segundo Farid, é que exigem habilitação na categoria B.

Alexandre Farid conta que a Trevisa foi a primeira concessionária Ford a assinar contrato com a Foton. A empresa segue representando a marca – que deixou de produzir caminhões no Brasil no ano passado – no fornecimento de peças e na assistência técnica. “Temos contrato de dois anos, prorrogáveis para dois novos períodos de dois canos cada.”

O contrato com a Ford não impede que o grupo venda caminhões de outras marcas. E o acordo com a Foton também não prevê exclusividade, desde que os modelos vendidos não sejam diretamente concorrentes aos da marca chinesa.

Por enquanto, os veículos estão sendo montados na Gefco Indústria, empresa do Grupo Gefco, contratada pela Foton para produzir os caminhões nacionais da marca. A linha de montagem fica ao lado da área onde a Foton vai construir sua fábrica, em Guaíba (RS).

Confira entrevista do diretor da Trevisa no vídeo: