Primeiro programa conta com a participação do engenheiro Rubem Melo e o representante do Setcepar, Alexandre Maciel
Tem transportador que ainda não sabe, mas amarrar carga no “tira fino” de madeira da carreta é proibido pela resolução 552/2015, do Conselho Nacional do Trânsito (Contran). “A amarração tem de ser em componentes metálicos”, afirma o engenheiro mecânico Rubem Penteado de Melo, da Transtech, de Curitiba. Na hora de transportar uma máquina ou trator, a amarração não pode ser feita pelos pneus. “Os pneus têm amortecimento. A carga balança durante a viagem e a cinta se solta. O trator pode cair”, ensina o especialista.
Ele lista os dez principais erros cometidos pelos transportadores brasileiros na hora da amarração da carga, que é o assunto do primeiro programa da TV Carga Pesada – espaço da Revista Carga Pesada no Youtube dedicado a discussão de temas relevantes relacionados ao transporte rodoviário de carga.
Para o programa de estreia, além do engenheiro mecânico, convidamos o coordenador em Londrina do Sindicato das Empresas de Transporte do Paraná (Setcepar), Alexandre Alves Maciel. Ele admite que o setor ainda não dá a devida importância para a amarração correta das cargas. “Nós sofremos muito pelo costume de: ‘vai dar tudo certo’, achando que nunca haverá um erro na operação”, conta.