Elevittá leva até três cadeirantes
Antecipando-se à legislação que trará a exigência, é lançada a primeira van do Brasil para passageiros com deficiência motora
A Iveco apresentou no início de agosto a van Daily Elevittá equipada com poltrona móvel que se desloca para fora do veículo, facilitando o acesso de cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida. Segundo dados do IBGE, a deficiência motora é a segunda mais relatada pela população: mais de 13,2 milhões de pessoas afirmaram ter algum grau do problema, o que equivale a 7% dos brasileiros. A deficiência motora severa foi declarada por mais de 4,4 milhões de pessoas, segundo levantamento realizado em 2010.
Foi para atender a esta demanda que a Iveco se antecipou a normas que devem vigorar nos próximos anos para que todos os veículos que realizam o transporte público de passageiros proporcionem acesso a pessoas com mobilidade reduzida.
Já em vigor, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (nº 13.146) é destinada a “assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais para pessoas com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania”.
Desenvolvido e fabricado no complexo industrial da Iveco, em Sete Lagoas (MG), sobre a plataforma do Iveco Daily 50C17, o modelo foi projetado para oferecer ao passageiro com mobilidade reduzida as mesmas condições que os outros ocupantes desfrutam a bordo do veículo. O dispositivo de poltrona móvel foi desenvolvido especialmente para a linha Daily pela empresa gaúcha Elevittá, especializada na fabricação de elevadores e equipamentos de mobilidade.
“O Daily Elevittá é a primeira van do Brasil a contemplar 18 lugares com até três cadeirantes, mais o motorista. Preservamos a inclusão para os passageiros e a rentabilidade para o operador em um conceito de experiência em acessibilidade ampliada”, explicou Gustavo Serizawa, gerente de marketing de produto da Iveco Bus para a América Latina.
Cadeirantes presentes no evento de lançamento destacaram a importância de veículos equipados com dispositivos como este, que proporcionam maior autonomia para o usuário, além de permitir que a pessoa com deficiência se integre e compartilhe dos mesmos espaços que os demais passageiros. Dependendo da limitação do usuário, o embarque pode ser autônomo ou assistido. Já existem cursos de formação específicos para motoristas que atuam no transporte de pessoas com deficiência de locomoção.