Este é o primeiro uso de um drone para voos rotineiros com geração de receita e acordo contratual de transporte sancionado pela Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos
Fonte: Assessoria de Imprensa
O programa da UPS e Matternet representa um marco importante para a aviação não tripulada nos Estados Unidos. Atualmente, a maioria das amostras e espécimes médicos da Wakemed é transportada por veículos de pequenas remessas. Com o acréscimo do transporte por drones, há a opção para entrega no mesmo dia sob demanda, com a possibilidade de evitar os atrasos nas estradas, aumentar a eficiência da entrega, reduzir custos e melhorar a experiência do paciente com o potencial benefício de salvar vidas.
O programa utiliza o quadcopter M2 da Matternet, que é alimentado por uma bateria recarregável de íons de lítio e pode transportar cargas úteis de no máximo 2 quilos em distâncias de até 20 quilômetros.
Durante o programa WakeMed, um médico acoplará um contêiner com uma amostra ou espécime médico – como sangue – ao drone em uma das instalações da WakeMed. O drone voará em uma trajetória predeterminada, monitorada por um Piloto-em-Comando Remoto (RPIC), especialmente treinado, para uma plataforma de aterrissagem no principal hospital e laboratório central de patologia da WakeMed. Este será um programa contínuo na WakeMed, e a UPS e a Matternet usarão a experiência para verificar como os drones podem melhorar os serviços de transporte em outros hospitais e instalações médicas nos EUA.
O aprimoramento da UPS Global Smart Logistics Network (Rede Global de Logística Inteligente da UPS) para atender hospitais e outras organizações de saúde continua sendo um elemento-chave da estratégia de transformação da empresa. A logística de Saúde e Ciências da Vida é um segmento prioritário para a UPS, e a empresa está construindo novos relacionamentos e tecnologias para oferecer melhor atendimento ao paciente com a simplificação da logística e da cadeia de suprimentos.
Esta colaboração é a mais recente da UPS para utilizar drones em apoio à logística de Saúde. A UPS fez, em 2016, parcerias com a GAVI e a Zipline para entregar produtos sanguíneos a locais remotos em Ruanda. A equipe da Matternet já completou mais de 3.000 voos para complexos de saúde na Suíça.