O Urban eTruck

O Urban eTruck

Edição 188 – out/nov/2016

 

Depois de apresentar o protótipo do caminhão rodoviário autônomo, o Future Truck, em 2014, e o projeto do comboio de caminhões conectados no início deste ano, a Mercedes-Benz focou sua participação no Salão Internacional de Veículos Comerciais de Hannover, na Alemanha – o IAA 2016 –, em soluções voltadas para as cidades.

A empresa, que está comemorando 120 anos de atividades no mundo e 60 anos de presença no Brasil, fez a apresentação de três protótipos que chamaram muito a atenção dos visitantes: do Urban eTruck, um caminhão com propulsão elétrica, autonomia de até 200 km e peso bruto total de 26 toneladas; da Vision Van, veículo leve de carga, também elétrico, que utiliza drones para operações de entrega de mercadorias; e do Future Bus, um ônibus com desenho arrojado e direção autônoma.

O Urban eTruck é um veículo silencioso que não faz emissões de poluentes e tem capacidade de 12,8 toneladas de carga útil, o equivalente a um caminhão como os que circulam hoje pelas ruas. “Nunca estivemos tão além do tempo, queremos definir o futuro”, disse Stefan Buchner, chefe mundial da Mercedes-Benz Trucks. Segundo ele, o maior gargalo para a produção do caminhão será a infraestrutura: “Mas, quando isso estiver em ordem, o veículo já estará à disposição”.

 

O chassi foi adaptado para comportar os motores elétricos junto aos cubos das rodas e o sistema modular de baterias. O caminhão tem três eixos, sendo o traseiro do tipo ZF AVE 130, acionado eletronicamente, já utilizado em ônibus de piso baixo da marca, mas renovado para o Urban eTruck. Os pneus são do tipo 495/45 R 22,5 e a carga máxima permitida sobre o eixo motriz é de 11,5 t, situando-se no nível habitual dos caminhões com motores de combustão interna.

Os módulos de propulsão, um em cada lado, são do tipo trifásico assíncrono de alta rotação, refrigerados a fluido. A tensão nominal é de 400 V, a potência máxima é 2 x 125 kW com um torque máximo de 2 x 500 Nm. O torque na roda atinge 11.000 Nm.

O design é inovador e o Urban eTruck incorpora ainda um sistema de interconectividade inteligente e serviço de telemática FleetBoard, marca exclusiva da Mercedes-Benz, desenvolvido para as demandas da distribuição urbana.

O protótipo está equipado com baú refrigerado de 7,4 m de comprimento, concebido para distribuição de gêneros alimentícios. Um revestimento lateral contribui para harmonizar as linhas e melhorar a aerodinâmica.

A Mercedes-Benz estima que a produção em série deste tipo de veículo poderá ser possível na próxima década. Com a demanda crescente por veículos menos poluentes, até lá o custo e o tamanho das baterias devem ser menores, o que levará o investimento adicional em um veículo elétrico como este a ser amortizado em três a quatro anos.

 

Primeiro leve elétrico já está na terceira geração

 

As soluções de eletromobilidade vistas no IAA 2016 não estavam apenas em protótipos como o Urban eTruck. A própria Mercedes-Benz também mostrou o Fuso eCanter, terceira geração do primeiro caminhão leve mundial com propulsão totalmente elétrica. Haverá uma produção em série limitada, a partir de 2017, que poderá ser fornecida para clientes da Europa, EUA e Japão.

O Fuso eCanter possui capacidade de bateria de 70 kWh e, dependendo da estrutura, carga e perfil de aplicação, sua autonomia pode superar 100 km sem recarga estacionária. As baterias estão distribuídas em cinco pacotes: um no centro do quadro, atrás da cabina, e dois à esquerda e à direita do quadro.

Os resultados de um ano de testes práticos com a segunda geração do Canter elétrico mostraram que, com o veículo, é possível economizar cerca de 1.000 euros a cada 10 mil km, comparando com um veículo a diesel. Tendo em conta também a redução dos custos de manutenção em cerca de 30%, o Fuso poderá ser uma solução rentável para seus usuários: o preço de venda planejado permitirá amortizar os custos adicionais da aquisição em cerca de três anos.

A Mitsubishi Fuso é uma marca de veículos comerciais japonesa pertencente ao Grupo Daimler AG.