Guto Rocha

Um vídeo enviado pelo presidente do Sindicato Interestadual dos Caminhoneiros do Brasil, José Natan, à Revista Carga Pesada mostra o perigo que os motoristas correm ao cruzar a ponte sobre o rio Uruguai, na BR-153, divisa entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Nas imagens (veja o vídeo abaixo), é possível ver nitidamente que a estrutura da ponte balança bastante com a passagem dos veículos, e pedaços do concreto começam a quebrar com o choque das estruturas.

Natan afirma que recebeu o vídeo de um amigo caminhoneiro que passou pelo local na semana passada. Após ver as imagens, Natan afirma ter enviado um e-mail pedindo providências à Presidência da República. “Recebi a informação de que o e-mail surtiu efeito e que a Presidência solicitou ao Dnit o envio de uma equipe de técnicos ao local para fazer avaliações”, afirmou o dirigente sindical.

[media id=17]

No site do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) já é possível ver que a denúncia feita pelo Sindicato dos Caminhoneiros surtiu efeito. O órgão, por meio da Superintendência Regional no Rio Grande do Sul, restringiu o tráfego sobre a ponte desde o dia 9 de novembro. Desde aquele dia, o trânsito só é permitido em meia pista a uma velocidade reduzida a 40 km/h.

A restrição, segundo nota no site do Dnit,  deverá durar 60 dias. A medida foi adotada de maneira preventiva e para avaliação técnica sobre as condições da ponte, que está devidamente sinalizada. A ação, ainda segundo o site do órgão, tem apoio da Polícia Rodoviária Federal.