Andreas Renschler e Roberto Cortes

Andreas Renschler e Roberto Cortes

Revista Carga Pesada

“Queremos estar preparados para quando o País voltar a crescer”, afirmou Andreas Renschler, CEO da holding Volkswagen Truck & Bus, ao anunciar ontem em São Paulo um novo ciclo de investimentos no valor de R$ 1,5 bilhão, o maior em sua história, na linha de caminhões e ônibus Volkswagen desenvolvida no Brasil e distribuída a mais de 30 países da América Latina, África e Oriente Médio. A estratégia é oferecer novos produtos direcionados a países emergentes, inovações de digitalização e conectividade que serão oferecidas aos clientes da marca. O anúncio foi feito ontem (quinta-feira) por  Renschler e por Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America. Eles se reuniram pela manhã com o presidente Michel Temer, o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, com o ministro do Desenvolvimento Indústria e Comércio, Marcos Pereira.

Os recursos serão investidos na constante renovação de sua linha de produtos, na busca de novos nichos de mercado, na atualização das linhas de montagem em sua fábrica de Resende (RJ), em inovações e ampliações nos serviços de digitalização e conectividade e na expansão da marca VWCO no mercado internacional. Será o quinto ciclo consecutivo de investimentos no país e também o de maior valor. Os recursos virão prioritariamente dos resultados da própria operação, que confia na recuperação dos mercados latino-americanos.

Renschler não negou a gravidade da situação econômica do Brasil e admitiu que a fábrica em Rezende (RJ) está operando 70% abaixo de sua capacidade, mas garantiu que aposta na “virada”.  O CEO ressaltou que, mais importante que mostrar otimismo para o mercado, é mostrá-lo internamente na empresa. “A crise começa em nossas mentes. Quando as pessoas passam a não acreditar no sistema político e econômico, a crise se instala. Por isso, é importante que todos os colaboradores se mantenham otimistas”, declarou ele, que visitou a fábrica da montadora.

O investimento de R$ 1,5 bilhão no País é a prova, segundo Renschler, de que o grupo aposta na recuperação da economia brasileira. “Vamos lançar novos produtos e esperamos ver o crescimento econômico recomeçar já a partir de 2017. O fundo do poço já passou.”

Tendo sido por muitos anos o homem forte da área de caminhões da Mercedes-Benz, ele assumiu a Volkswagen Truck & Bus com a missão de torná-la líder mundial em veículos comerciais.

Apesar de o grupo contar com marcas tradicionais como a Scania, o CEO disse que considera a Volkswagen uma startup, devido à busca incessante pela inovação. E explicou que, quando fala em liderança mundial, não está se referindo apenas a  volume de vendas, mas à rentabilidade. “Por isso, foi importante termos adquirido participação na Navistar, porque isso nos permitiu ter um pé no mercado norte-americano, o que nos fará chegar à liderança com uma presença global”, destacou. Esta é a terceira visita dele ao Brasil como CEO da Volkswagen Truck & Bus.

Roberto Cortes afirmou que o novo anúncio de investimentos coincide com as comemorações dos 35 anos da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus e dos 20 anos da fábrica de Resende. “Só foi possível confirmar mais esse ciclo virtuoso graças às medidas de economia tomadas em conjunto com nossos colaboradores, sindicato, fornecedores e concessionários. Assim podemos enfrentar a crise e trabalhar pela recuperação do mercado”, afirmou.

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