Além do sistema SCR (que utiliza o reagente Arla 32), a MAN Latin America – fabricante dos caminhões Volkswagen – adotará em sua linha de veículos com motores Euro 5 o sistema EGR, que dispensa o uso da ureia e o sistema de pós-tratamento de gases. A recirculação de gases de exaustão, descrita na sigla em inglês Exhaust Gas Recirculation (EGR), será o sistema usado nos modelos de menor potência e também no caminhão líder de vendas da marca, o Constellation 24-280 (atualmente na configuração 24-250), que registrou o recorde de nove mil unidades emplacadas de janeiro a agosto deste ano.

Todos os modelos, dos leves Delivery ao Constellation, tiveram aumento das potências. Os modelos com a cabine Worker também foram mantidos com motores Euro 5. No caso do 24-280, o motor a ser utilizado, fabricado pela MWM, será o MAN D08 com 6,9 litros, seis cilindros e 280 cv de potência, com dois estágios de sobrealimentação (dois turbocompressores), tecnologia de recirculação de gases de exaustão e sistema de injeção common rail.

A MAN é líder na Europa na produção de motores com a tecnologia EGR, que, segundo dados da engenharia de produto, têm ótimo desempenho desde as baixas rotações, com baixo consumo de combustível e melhores retomadas. A tecnologia EGR permite melhor aproveitamento do espaço do chassi, pois dispensa a instalação de tanque adicional para Arla 32 e não interfere no encarroçamento do veículo.

“Além do menor impacto no custo do caminhão – que deve variar em todos os modelos de 15% a 20% em relação aos modelos atuais – os motores EGR serão mais econômicos, mesmo se considerarmos o maior custo do diesel mais limpo (S50), que estimamos deve ficar na casa dos 10%”, argumenta o diretor de vendas e marketing, Ricardo Alouche.

Os motores Cummins ISF de quatro cilindros e ISL de seis cilindros, com tecnologia SCR, de pós-tratamento de emissões com uso de Arla 32, complementam a oferta da nova tecnologia Euro 5 da MAN/Volkswagen.

Todos os 25 lançamentos apresentados estão englobados no conceito Advantech, que inclui novidades não apenas nos motores, mas também na transmissão, no sistema de freios, painel de instrumentos e acabamento da cabine.

Os modelos MAN nacionalizados na fábrica de Resende serão apresentados na Fenatran, mas serão vendidos só a partir de março. Inicialmente, serão produzidos os modelos TGX 29-440 6×4 (com PBTC de 74 toneladas e CMT de 80 t) e TGX 33-440 6×4, com redução nos cubos para operações mais severas. “Com isso, vamos oferecer caminhões com alto índice de nacionalização de componentes e adaptados às condições de operação do nosso mercado”, completou Alouche.