A aposta da Volkswagen no sistema EGR para caminhões mais robustos deu certo: o Constellation 24.280 foi o mais vendido em julho na categoria semipesado da Federação Nacional da Distribuição dos Veículos Automotores (Fenabrave), com 561 emplacamentos.
De acordo com o diretor, o 24.280 também vem se mostrando mais econômico que os modelos SCR da concorrência na mesma faixa de potência. “Falava-se que o sistema EGR iria consumir mais diesel a ponto de compensar pagar pelo Arla no SCR, mas temos relatos de clientes que rodam com o nosso caminhão e com o dos concorrentes mostrando que o nosso é mais econômico”, afirma.
O diretor conta que os testes da montadora apontam o EGR como o sistema ideal para os veículos leves – de sete a 10 toneladas – e para determinados segmentos de pesados. Questionado se a MAN pretende estender a tecnologia a outras categorias, Alouche responde: “Para outras faixas, neste momento, ela não se justifica. Mas os testes continuam e sempre há essa possibilidade no futuro”, afirma.