Família de extrapesados, lançada em 2020, consolida presença no Brasil e em outros países da América Latina

Fonte: Assessoria de Imprensa

A Volkswagen Caminhões e Ônibus completa cinco anos da linha Meteor, sua família de extrapesados lançada em 2020. O modelo marcou a história da marca por ter sido o primeiro a ser apresentado virtualmente a jornalistas e clientes.

De lá para cá, mais de 16 mil unidades foram emplacadas no Brasil. A família também chegou a outros países da América Latina, como Argentina, Costa Rica, Panamá, Paraguai e Uruguai. A gama é formada pelos modelos 28.480 6×2 e 29.530 6×4, voltados ao transporte de cargas de longa distância.

“Os caminhões Meteor representam os maiores veículos já desenvolvidos pela Volkswagen Caminhões e Ônibus. No total, investimos no projeto mais de R$ 1 bilhão na época do lançamento para garantir um produto à altura das demandas do mercado”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

O aporte financeiro incluiu pesquisa, desenvolvimento e a criação de uma nova linha de montagem de cabines, com processos de manufatura 4.0 e alto nível de automação e conectividade.

Características técnicas

A família Meteor é equipada com motor D26 13 litros, aliado a transmissão automatizada de 12 marchas. A proposta é unir robustez, tecnologia e conforto em cabines que estão entre as mais espaçosas do segmento.

Entre os itens de série, destacam-se banco premium com cinto integrado, suspensão de cabine com quatro bolsões de ar e painel multifuncional totalmente digital.

Os veículos contam ainda com o sistema RIO, plataforma digital que fornece relatórios e soluções personalizadas para as operações. Segundo a fabricante, a ferramenta pode gerar redução de mais de 5% no custo total de operação (TCO).

Os modelos podem ser configurados com oito bolsões de ar tanto no 6×2 quanto no 6×4 e oferecem três opções de distância entre eixos — 3.200, 3.400 ou 3.600 mm — adaptáveis a diferentes implementos.

Freio retarder

Desde 2024, a família Meteor passou a contar com freio retarder como opcional. O sistema auxilia na frenagem, reduz o desgaste dos freios de serviço e aumenta a vida útil dos componentes.

Com seis estágios de acionamento, pode atuar de forma automática ou manual. Segundo a montadora, a potência combinada pode chegar a 1.225 cv, recurso considerado especialmente útil em descidas longas.