Guto Rocha

 

Menos de um ano depois de ter lançado o RecMaxx, a Dpaschoal já contabiliza um crescimento no volume de recapagens de pneus. Segundo o gerente de Serviços da Linha Pesada da DPaschoal, Alex Silva, no primeiro trimestre de 2013 o número de pneus recapados registrou uma elevação de 17% sobre o mesmo período de 2012.

O novo processo adotado pela DPaschoal reúne um conjunto de tecnologias, produtos, serviços e garantias para melhorar o custo benefício da recapagem. “O RecMaxx veio para atender algumas demandas deste mercado, entre elas, a necessidade de informações técnicas para uma correta avaliação da carcaça. Agregamos a este conceito os 30 anos de experiência da DPaschoal”, comenta.
Silva afirma que o RecMaxx tem como conceitos de operação a logística, que garante que a coleta do pneu a ser recapado seja feita no menor tempo possível, e o processo chamado Saffmaxx, que avalia a carcaça e orienta o cliente sobre os cuidados que irão garantir maior vida para o pneu.

Outro diferencial do RecMaxx é que o sistema utiliza bandas de marca própria, com desenhos específicos de cada operação, que trazem duas tarjas azuis ao longo do centro da banda. Silva observa que a DPaschoal também continua trabalhando com bandas da marca Goodyear.

O gerente observa que desde novembro do ano passado, quando novas normas de segurança foram determinadas pelo Inmetro, o índice de recapagem no País podem ter sido afetados. “Mas no caso da DPaschoal, essas novas determinações do Inmetro vieram para chancelar o que a gente já vem fazendo há tempos, pois trabalhamos com processos rígido de padrão de qualidade e normas de segurança”, diz.

Silva observa que a importação de pneus está tornando a concorrência acirrada e que, com isso, os fabricantes nacionais estão buscando alternativas para competir. “Mas isso não afeta o setor de recapagem. Porque há bons pneus importados, que se receberem a manutenção adequada, como calibragem, rodízio, podem ser recapados”, comenta.

Quanto à opção de alguns transportadores por vender a carcaça ao invés de fazer a recapagem, o gerente observa que a decisão deve considerar os custos envolvidos. “É preciso conhecer bem a operação e se isso é viável. Porque um pneu novo custa R$ 1,4 mil. Se ele decide reformar, vai gastar cerca de R$ 900 em duas vidas”, compara.

 

Fidelizando o cliente

Para fidelizar seus clientes a DPaschoal lançou o cartão de relacionamento “TruckCard”, direcionado ao varejo pesado e a caminhoneiros, oferecendo benefícios exclusivos da rede para uma variada gama de produtos e serviços. O gerente de Marketing da DPaschoal, Willian Bossolani, afirma que o programa é uma maneira de estreitar relacionamento e divulgar as facilidades que a rede proporciona aos caminhoneiros.

Para ter acesso ao “TruckCard”, o caminhoneiro precisa ser cliente da DPaschoal e ter realizado uma compra no mesmo dia em que for solicitar o cartão. Nesta ocasião, o cliente faz a atualização cadastral e já recebe o “TruckCard”, uma carteirinha do Clube de Vantagens e um porta documentos. A partir daí, o caminhoneiro passará a receber no celular, via SMS, mensagens com ofertas da DPaschoal.

Bossolani observa que o programa tem como objetivo mostrar ao caminhoneiro as vantagens de utilizar os produtos e serviços da rede. “Além de pneus, queremos que o cliente saiba que ele pode contar com a gente para cuidados com a recapagem, bateria, óleo e outros itens de uso frequente, como cordas e lonas”, comenta.

Com o “TruckCard”, o caminhoneiro pode ganhar benefícios e prêmios. Segundo Bossolani, no dia do seu aniversário, o cliente recebe um desconto de R$ 50,00 em duas recapagens. Durante o mês de julho, quando se comemora o dia do Caminhoneiro, os clientes com “TruckCard” recebem um cheque-bônus de R$ 100,00 como vale descontos em produtos e serviços.

A carteirinha do Clube de Vantagens, que o cliente recebe ao se cadastrar, também lhe garante direito a brindes como bolsas e galões térmicos e bolsas de viagens. A cada compra de produto ou serviço, a carteirinha recebe uma anotação. A partir de três itens distintos anotados, o cliente já pode solicitar seu prêmio. O Clube Vantagens é válido por um ano e após esse período novos prêmios estarão disponíveis para os clientes. Veja mais informações no site: truck.dpaschoal.com.br