Equipado com caixa I-Shift e motor de 330cv, a Volvo apresentou esta semana o novo VM com PBT (Peso Bruto Total) de 32 toneladas, 5,3 toneladas a mais de capacidade de carga que a versão anterior. Na configuração de eixos 6×4, a novidade chega prometendo ser o caminhão mais leve da categoria e, portanto, com maior capacidade de carga levando entre 275 quilos a 1050 quilos a mais que seus concorrentes diretos.
É importante lembrar também que o setor de construção civil tem um peso de 6% no PIB, o mesmo do agronegócio. Com uma vantagem: emprega 7% da mão de obra contra 4% do setor agropecuário.
“É um setor que precisa de caminhões com capacidade de carga intermediária e adequada a aplicações onde a intensidade e a severidade não exigem veículos de maior potência”, complementa Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo América Latina.
Os eixos traseiros têm também redução nos cubos e vêm de fábrica com bloqueio de diferencial entre rodas e entre eixos. Esta condição confere ao transportador um conjunto mais robusto e com maior durabilidade. “É o caminhão com o maior PBT técnico em sua categoria”, afirma Francisco Mendonça, gerente de caminhões Volvo no Brasil. Os eixos do novo VM são os mesmos que equipam a famosa linha FMX da marca.
A suspensão, dimensionada para 8 toneladas, tem molas parabólicas de alta capacidade, amortecedores de dupla ação e barra estabilizadora.
A caixa I-Shift é a mesma que está presente em quase 100% dos caminhões FH e FMX que saem da linha de produção. Na linha VM, a transmissão também é um sucesso. “Em apenas três anos, a caixa eletrônica já alcança cerca de 80% da produção do VM”, diz Francisco Mendonça, gerente de caminhões Volvo no Brasil.
O preço de tabela é de R$ 285 mil, segundo a área comercial, alinhado com os concorrentes.