Veículo pesado tem autonomia de até 300 km e é destinado à distribuição urbana e regional
A Volvo apresenta no seu estande da Fenatran 2022 o FM Electric, caminhão pesado 100% elétrico, com Peso Bruto Total Combinado (PBTC) de até 44 toneladas. O veículo tem zero emissões e é destinado à distribuição urbana e regional. A montadora ainda não tem prazo para iniciar a comercialização do FM Electric, mas diz que, em breve, o modelo participará de testes com transportadores brasileiros em diferentes operações.
A Fenatran tem início nesta segunda-feira e vai até o próximo dia 11, no São Paulo Expo.
O FM Eletric tem autonomia de até 300 quilômetros e pode ser equipado com pacotes de duas a seis baterias (180-540 kWh), dependendo do tipo de aplicação a que for destinado. Com suspensão a ar em todos os eixos, é dotado de freios de regeneração (recupera a energia quando o freio é acionado).
“É uma tecnologia bastante útil e eficiente para operações urbanas, na qual as frenagens e arrancadas são constantes”, declara Alan Holzmann, diretor de planejamento de produto da Volvo Trucks na América Latina.
Ao fim da jornada diária de trabalho, de acordo com a Volvo, o caminhão pode ter carregamento noturno com corrente alternada, em estações de abastecimento no pátio da transportadora. Como alternativa, podem ser feitas recargas rápidas em corrente contínua. “Os pontos de recarga são definidos em conjunto com os transportadores, de acordo com o perfil da rota, distância e peso da carga”, explica Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo no Brasil.
Desempenho
Além de proporcionar zero emissões de gases, o novo caminhão tem baixíssimo nível de ruído, o que o torna uma excelente opção para executar tarefas urbanas e à noite, sem provocar poluição sonora e incômodo em áreas residenciais. Pode até ser utilizado em ambientes fechados como galpões e armazéns, por exemplo. Outro atributo importante é que o veículo oferece pouca vibração, garantindo um ambiente de trabalho muito mais confortável para os motoristas que passam longas horas dentro da cabine.
Como em todos os produtos Volvo, a reciclabilidade do FM Electric é alta. Com uma estimativa média de duração de oito anos, as baterias podem ter uma segunda vida de mais de 20 anos, servindo como unidades de armazenamento de energia para casas, prédios e outras instalações alimentadas por geração fotovoltaica ou eólica.