Tudo começou no ano de 1928, na Suécia. São 85 anos de inovação e pioneirismo. Por exemplo: enquanto os caminhões naquela época tinham sistemas de transmissão por correntes e pneus de borracha sólida e os condutores estavam expostos ao clima e às variações de temperatura, os veículos da Volvo já eram equipados com transmissão por eixo, pneumáticos e cabine do motorista totalmente fechada.

Detalhe lateral destaca a linha do tempo dos caminhões Volvo

Roger Alm, presidente do Grupo Volvo América Latina, lembrou todos os detalhes desta história de 85 anos de desenvolvimento da marca, que lidera atualmente o mercado brasileiro de pesados, durante evento festivo que aconteceu na última sexta-feira (12) em São Paulo.

Para comemorar, uma série especial, exclusiva e limitada do caminhão FH está sendo lançada. Batizada de Time Machine (Máquina do Tempo) a série de 85 veículos exclusivos chega com as opções de motorização 460cv e 540cv, as mais procuradas pelos transportadores brasileiros.

Os grafismos dos adesivos laterais remetem à linha do tempo e à história dos caminhões Volvo (foto). Os bancos são de couro e tem memória para três posições, ajustes elétricos de distância, aquecimento e ventilação e ajuste pneumático e lombar. 

Equipado com a caixa de câmbio eletrônica I-Shift, que equipa praticamente 90% de todos os caminhões FH vendidos pela Volvo, ao dirigir os modelos da série especial o motorista não precisa se preocupar em trocar as marchas e o transportador consegue reduzir em até 5% o consumo de combustível. 

Os bancos são de couro e com memória para três posições

A série especial vem também com equipamentos de segurança, uma área em que a Volvo também é líder: o LKS (Lane Keeping System, ou monitoramento das faixas da rodovia), um dispositivo que alerta o motorista caso o veículo saia da faixa de rodagem em virtude de um descuido ou desatenção; o DAS, ou Detector de Nível de Atenção, acionado automaticamente quando o condutor apresenta um estilo de condução irregular, ziguezagueando o caminhão na pista, comportamento característico de fadiga e sonolência ao dirigir; o LCS (Lane Change Support, ou sensor de ponto cego), um mecanismo com um radar que informa se há um objeto na lateral direita do caminhão, quando o veículo está trocando de faixa.

O Time Machine chega também com o VEB500 (Volvo Engine Brake, ou Freio Motor Volvo), com 500cv de potência, a maior do mercado. Poupando o freio de serviço, o VEB500 possibilita menor desgaste de lonas/pastilhas e tambores, e ainda contribui na economia de pneus e numa menor utilização do compressor de ar.

Esboços mostram as tendências de design dos caminhões do futuro

Outro dispositivo de segurança ativa presente é o farol de conversão. Ativado quando o farol está ligado e a uma velocidade de até 40 quilômetros por hora, ele ilumina o lado para o qual o veículo fará a conversão. Na cor exclusiva Branco Time Machine, o veículo tem também airbag e freios ABS. Rádio com CD Player, MP3, Bluetooph, controles no volante e entrada USB, rodas de alumínio polida, tanques de alumínio D-Shape e de Arla de 60 litros, ar condicionado com controle de temperatura, geladeira, mesa e cofre são outros itens da série.

FONTE: ASSESSORIA DE IMPRENSA DA VOLVO