Veículo traz alta tecnologia e eletrônica embarcada para otimizar a performance e reduzir os custos de operação.

O desenvolvimento do rodotrem-conceito graneleiro que a Volvo apresentou nesta semana, contou com a participação de importantes empresas do setor de transporte no Brasil. O caminhão do futuro antecipa novas tecnologias em implementos da Randon, em sistemas hidráulicos da Hyva e em pneus da Continental.

A Randon Implementos desenvolveu um rodotrem basculante inovador, batizado de Concept Trailer. Dotado de muitos recursos, traz alta tecnologia e eletrônica embarcada para otimizar a performance e reduzir os custos de operação.

O Concept Trailer é uma tonelada mais leve e apresenta novidades como a caixa de carga construída com perfis de alumínio, dispostos de forma horizontal e unidos por adesivo estrutural, o que elimina consideravelmente o uso de solda. Sem colunas e com defletores, o implemento reduz o arraste aerodinâmico e ainda aumenta a segurança, com um dispositivo antitombamento que ajuda a corrigir a trajetória em condições de risco. Além disso, o conjunto identifica quando o trailer não está carregado e suspende automaticamente os eixos, reduzindo o desgaste dos pneus e o consumo de combustível.

Sandro Trentin, diretor geral da Randon Implementos

O implemento tem sensores e câmera de ré interligados ao sistema de freios, que atua automaticamente quando há presença de obstáculos na área de manobra. A operação de acoplamento e desacoplamento do conjunto também foi otimizada. Sensores nas quintas rodas e um aparelho de levantamento elétrico ampliaram a segurança e ergonomia desta tarefa. O enlonamento da carga é feito por um recurso totalmente automatizado, acionado por controle remoto, que reduz o tempo e elimina a necessidade de o operador subir nas caixas de carga, tornando essa operação muito mais ágil e segura.

“Pela primeira vez, os projetos de um rodotrem e de um caminhão foram feitos em conjunto, um pensando no outro, com ganho de eficiência em combustível, conectividade e interface com o usuário. Da construção ao próprio design, mais aerodinâmico, é diferente de tudo o que há no mercado”, declara Sandro Trentin, diretor geral da Randon Implementos.