Nelson Bortolin
Quem for a 19ª Fenatran, que começa nesta segunda-feira (27), no Anhembi, em São Paulo, vai poder conferir duas grandes novidades que não haviam sido apresentadas à imprensa nos eventos pré-feira. Volvo e Mercedes-Benz fizeram mistério e, só neste domingo, mostraram aos jornalistas dois de seus lançamentos. A montadora sueca trouxe para o Brasil o F16, considerado o caminhão mais potente do mundo, e a alemã, o Actros 4160 SLT (leia mais). Ambos são destinados ao mercado de cargas indivisíveis.
Eleito o Caminhão do Ano na Europa e ao custo unitário de R$ 1 milhão, a Volvo acredita que irá vender ao menos 10 F16 durante a Fenatran, que termina na sexta-feira (1º). Ele tem 750 cavalos de potência e capacidade para tracionar até 250 toneladas. “Nesta semana, nós apresentamos o caminhão às transportadoras de cargas indivisíveis. Ele foi muito bem recebido”, afirma o diretor de caminhões da Volvo no Brasil, Bernardo Fedalto.
O diretor explica que não é intenção da Volvo produzir o caminhão no Brasil. E, por isso, não há expectativa de redução do preço. “Somente os impostos (incluindo os 30% da importação) respondem por quase metade do valor”, afirma. Mesmo assim, ele acredita que o veículo será bem vendido no segmento. “O F16 chega num momento em que o Brasil está fazendo muitas obras”, justifica. Para o diretor, o F16 trará “prestígio” à empresa que o comprar.
Na configuração cavalo mecânico 8×4, ele é equipado com o D16G, um motor de 16 litros, que alcança um torque de 3550Nm. O motor de 750 cavalos, de acordo com a Volvo, “entrega 2800 Nm de torque já a 900 rpm”. Depois disso, conforme sustenta a montadora, a curva de torque sobe rapidamente e atinge seu pico de 3550 Nm a 1050 rpm. Este torque continua na faixa plana até 1400 rpm.
Tem ainda câmera auxiliar de ré/manobras, freios EBS, freios VEB + Retarder, faróis de xenônio, suspensão traseira eletrônica ECS, geladeira, lanternas traseiras de LED, e cor exclusiva perolizada (preto FH16, mystic fjord pearl).