A WABCO, líder de mercado em ABS, controle eletrônico de estabilidade, sistemas de freio convencionais, controles de transmissão automática e outras tecnologias de segurança e eficiência para veículos comerciais, ganhou o contrato para fornecimento de TRISTOP™ para a Mercedes-Benz. A produção em série no Brasil, já iniciada, irá abastecer toda a linha de caminhões e ônibus do cliente. A WABCO reforça assim a sua posição de principal fornecedor de cilindro de freios para a indústria automotiva de veículos comerciais na América Latina.

O TRISTOP™ foi desenvolvido como uma solução “plug and play” para a Mercedes-Benz, minimizando investimentos em processo de montagem e modificações no veículo. Produzido na planta de Sumaré, no interior do estado de São Paulo, o produto traz alto índice de conteúdo local.

A marca Mercedes-Benz, do grupo Daimler, completa 60 anos de atuação no Brasil em 2016. A fábrica de São Bernardo do Campo, na Região do Grande ABC, em São Paulo, é a maior do Grupo Daimler fora da Alemanha para produção de veículos comerciais.

Com o novo contrato, a WABCO América do Sul reforça a liderança do produto no mercado sul-americano, ao mesmo tempo em que ressalta um dos pilares da empresa, no que se refere à globalização – a expansão local de uma parceria mundialmente consolidada. “A WABCO América do Sul continua apoiando a Mercedes-Benz com o mesmo nível de excelência que a WABCO apoia a Daimler globalmente”, diz Reynaldo Contreira, presidente da WABCO América do Sul. “Com certeza, o suporte da WABCO durante o processo de desenvolvimento e validação do TRISTOP™ para a Mercedes-Benz foi elemento essencial para fortalecer esta parceria”, destaca Contreira.

Reconhecidos globalmente pelo desempenho e pela qualidade, os atuadores de freio da WABCO são bem conhecidos na América do Sul por fabricantes de equipamentos originais e também em oficinas e postos de serviço. O TRISTOP™ é um dos produtos de segurança para veículos comerciais mais confiáveis no mercado mundial.

TRISTOP™

O cilindro de freios TRISTOP™ é um atuador com pistão tipo mola, que aciona tanto o freio de serviço de estacionamento quanto de emergência em sistemas de acionamento  pneumáticos de frenagem – a tambor ou a disco. O produto é aplicado em veículos comerciais das linhas leve, semi-pesada, pesada ou fora de estrada (caminhões, ônibus, reboques, semirreboques, tratores) e é altamente personalizável devido a mais de 1.500 variações disponíveis.

Além da customização, um dos fortes benefícios do produto é a câmara (cuíca), projetada para evitar a corrosão (tecnologia IBV). Graças ao sistema, a peça é mais compacta, economizando o espaço de instalação. Os atuadores trabalham com pressões de até 13 bar.