Especialista da Wabco estará presente no Colloquium, que acontece em Farroupilha, no Rio Grande do Sul, para participar de painel sobre a obrigatoriedade do controle de estabilidade
Fonte: Assessoria de Imprensa
O debate promovido pelo painel “Obrigatoriedade do controle de estabilidade – desafios e oportunidades”, programado para as 15h45 de quinta-feira (9), terá a participação de Germano Collobialli, gerente de aplicação e assistência técnica da Wabco América do Sul e especialista em controle eletrônico de estabilidade, sistemas para suspensão a ar eletronicamente controlada e sistema de freio antitravamento de rodas (Anti-Lock Braking Systems – ABS).
A Wabco já está trabalhando na Europa para desenvolver o sistema de comboio para multimarcas de caminhões, para que os veículos possam, com segurança, viajar em fila de dois ou mais caminhões. A empresa está desenvolvendo algoritmos e melhorias de conectividade para sistemas autônomos de frenagem de emergência (Autonomous Emergency Braking Systems – AEBS) OnGuard™, controle adaptativo de velocidade de cruzeiro (Active Cruise Control – ACC) e sistema eletrônico de frenagem (Electronic Braking System – EBS). O sistema de comboio com frenagem de emergência ativa (Platooning with active emergency braking)tem o objetivo de oferecer respostas mais rápidas para sistemas dinâmicos e de estabilidade, permitindo assim uma distância de até 0,5 segundo entre cada caminhão. O sistema permite que todos os veículos sigam sincronizados como um pelotão e cheguem a uma parada completa quando estão em velocidade na estrada.
O assistente de manobra evasiva (Evasive Maneuver Assist – EMA) é um inovador sistema de mitigação de colisão para veículos comerciais, premiado na Europa, cujo protótipo de 2016 combinou em caminhão e semirreboque a tecnologia de direção ativa e controles da dinâmica do veículo de classe mundial da Wabco (sistemas de frenagem e controle de estabilidade). O EMA representa um passo importante rumo à condução autônoma de veículos comerciais por permitir que, sem a ação do motorista, o veículo identifique e tome as providências para desviar ou parar diante de objetos estacionários.
Pré-requisito para veículos comerciais autônomos, os sistemas de frenagem e direção contra falha (Fail-operational steering and braking) fornecem a segurança vital no caso de um mau funcionamento do sistema de direção ou de frenagem. Esses sistemas avançados podem assumir o controle autonomamente, ajudando a manter com segurança as funções de direção e de frenagem.
O assistente ativo de manutenção de faixa combina recursos de direção ativa e a próxima geração do OnLaneTM. Esta avançada tecnologia de segurança tem a capacidade de evitar mudanças não intencionais de faixa de rolamento, mitigando acidentes rodoviários relacionados.
A função frenagem total em superfícies de atrito misto melhora a segurança e a estabilidade do veículo durante a frenagem. Os veículos comerciais do amanhã poderão aplicar autonomamente a combinação de sistemas ativos de direção e de frenagem para garantir o controle longitudinal e lateral do veículo, mesmo quando a força total de frenagem é aplicada.