Foi publicada nesta quarta-feira (2) no Diário Oficial da União uma convocação de assembleia para fundar a Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA). A convocação é assinada por Diumar Bueno, presidente da Federação Interestadual dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens (Fenacam). Atualmente, os autônomos são representados pela Confederação Nacional do Transporte (CNT).
Segundo o Diário Oficial, também fazem parte da comissão pró-fundação da CNTA, a Federação dos Caminhoneiros Autônomos de Cargas em Geral do Estado de São Paulo (Fetrabens), e a Federação Interestadual dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários, Táxis e Cargas da Região Nordeste (Fecone).
A assembleia geral para fundação da CNTA foi marcada para 5 de junho, às 9h30, em Curitiba, quando deve ser aprovado o Estatuto Social da entidade e eleita sua diretoria.
A Carga Pesada tentou contato com Diumar Bueno, presidente da Fenacam, e Norival Almeida da Silva, presidente da Fetrabens, mas não conseguiu entrevistá-los na manhã desta quarta-feira. Também não foi possível encontrar representantes da Fecone.