O encontro do presidente da Volvo com a imprensa foi também uma oportunidade de apresentação de novos executivos que passam a ocupar posição de destaque na direção dos negócios da marca. Foi o caso de Alcides Cavalcanti (foto) que, depois de 19 anos atuando em outras marcas, volta para a montadora de Curitiba com o desafio de manter a liderança de três anos consecutivos do FH no segmento de pesados e ampliar a participação de mercado dos semipesados da linha VM.

Alcides Cavalcanti é o novo responsável pela venda de caminhões Volvo no Brasil. O executivo sempre atuou no segmento automotivo, mais recentemente na Iveco e na Foton.
Cavalcanti iniciou sua carreira na Volvo em 1986, como estagiário. Permaneceu na empresa por 12 anos, nas áreas de desenvolvimento de produto, engenharia de vendas Seu desafio, a partir de agora, será manter a liderança da marca em caminhões pesados e ampliar a participação de mercado nos semipesados. “Minha carreira sempre foi pautada por desafios. Estou muito feliz em voltar para a Volvo, uma empresa líder em inovação e referência mundial no setor de transportes”, declarou Cavalcanti.

Sobre o momento de forte queda das vendas que o mercado de caminhões atravessa no País, o executivo está otimista. “O momento é de dificuldade para a indústria automotiva, porém há uma tendência de recuperação. O mercado de caminhões é forte, mas acompanha as oscilações econômicas do País. É importante entender estes ciclos e estar preparado para eles”, argumenta.
Natural de Curitiba, o executivo é engenheiro mecânico formado pela Universidade Federal do Paraná.