Sistema de digitalização, lançado às pressas, ainda não está funcionando
Nesta quinta-feira (5), a Carga Pesada divulgou a notícia de que, finalmente, após 10 anos de atraso, o governo de São Paulo havia digitalizado o processo de concessão de Autorização Especial de Trânsito (AET) – leia aqui . Mas ele não está funcionando a contento.
É o que diz o Guia do TRC. Segundo o site, o sistema foi lançado às pressas, sem os testes adequados e cheio de problemas, e ainda não gerou nenhuma AET. “Ainda assim o governador (Geraldo Alckmin – PSDB), que é candidato à Presidência da República, promoveu um tarifaço de mais de 50% nas taxas de expedição das licenças, que já haviam sido reajustadas no início de 2018”.
O processo de liberação de AET em São Paulo já era o mais caro do País.
Enquanto o DNIT que emite licenças para trânsito em rodovias federais, a maioria sem pedágios, cobra R$ 60,10 para a concessão de uma AET, o DER-SP passa a cobrar pela mesma licença, a partir desta sexta-feira (6) R$ 349, ou seja, um valor quase 6 vezes maior.
No quadro abaixo, é possível comparar o custo de emissão das licenças em alguns Estados. Em São Paulo, a liberação de AET custa praticamente 25 vezes mais que em Pernambuco.