Novo Multisuporte Dinâmico permite ao cliente montar seu próprio pacote de serviços — uma inovação inédita no mercado brasileiro

A DAF Caminhões reestruturou seus planos de manutenção DAF Multisuporte, tornando-os mais flexíveis e alinhados às diferentes realidades operacionais do transporte rodoviário. A principal novidade é o Multisuporte Dinâmico, voltado a caminhões seminovos fora da garantia, com mais de dois anos de uso ou 200 mil quilômetros rodados.

Uma das características do Multisuporte Dinâmico é a modularidade. O cliente escolhe exatamente os serviços que deseja contratar — trocas de óleo, filtros, transmissão, bateria, lâminas de freio, entre outros — conforme a necessidade e o perfil da operação. “Brincamos internamente que ele é um LEGO”, afirma Isabella Santos, gerente de Serviços ao Cliente da DAF Caminhões Brasil. “O cliente escolhe as pecinhas que quer, de acordo com o que faz sentido para o caminhão que já está há mais tempo rodando.”

Para manter o equilíbrio entre custo e qualidade, o novo plano utiliza peças TRP, linha da PACCAR Parts que oferece cobertura nacional e atende caminhões pesados e semipesados DAF e de outras marcas. “Isso garante um preço competitivo sem abrir mão da confiabilidade”, explica Isabella.

Junto com o lançamento da modalidade voltada aos caminhões fora de garantia, a DAF reformulou todo o DAF Multisuporte, tornando os planos, segundo a gerente, mais adequados às demandas atuais do transporte rodoviário. A nova estrutura oferece até 40% de economia em alguns modelos, com preço fixo por quilômetro, o que garante maior previsibilidade e melhor custo total de propriedade (TCO).

Veja no quadro todas as modalidades do Multisuporte.

Pós-venda consolidado

Desde sua chegada ao Brasil, em 2013, a DAF tem trabalhado para fortalecer o pós-venda e a rede de serviços. Hoje, são 74 pontos de atendimento, cobrindo 100% do território nacional e suportando uma frota de 50 mil caminhões.

A gerente alega que o pós-venda da marca preza pela qualidade técnica. “Todos os técnicos da rede passam por formação no SENAI de Ponta Grossa, e agora também em Jacareí (SP).”

Ela explica que a reformulação recente dos planos de manutenção foi fundamental para manter o serviço “saudável tanto em qualidade quanto financeiramente, considerando o histórico de produção local e a realidade dos clientes brasileiros”.

Conectividade e fidelização

Embora o DAF Connect, sistema de telemetria da marca, ainda não esteja disponível no Brasil, os caminhões já vêm preparados para receber tecnologias de monitoramento de outras empresas sem necessidade de adaptações físicas. “Temos parceria com fornecedores locais de telemetria integrados aos planos de manutenção”, explica Isabella. “Assim, conseguimos acompanhar a performance do caminhão e do motorista.”

Sobre o mercado independente de oficinas, ela reconhece que a rede paralela ainda está em fase de adaptação à tecnologia da marca. “A fidelidade é um desafio para todas as montadoras, mas a DAF ainda tem a vantagem de ser uma marca mais recente, o que mantém o cliente mais próximo da rede oficial.”

TRP e fortalecimento da rede

A linha TRP tem sido estratégica para a sustentabilidade financeira da rede de concessionárias e para a fidelização dos clientes. “O catálogo TRP está disponível dentro dos novos planos, com peças de custo menor que as originais e a mesma garantia nacional”, afirma Isabella.

Ela destaca que o Multisuporte Dinâmico cobre manutenções preventivas e peças de desgaste contratadas pelo cliente, sem incluir reparos corretivos. “O plano é flexível e adaptável, seja para quem roda em operação leve ou severa, como no transporte de madeira.”

Quem é Isabella Santos

Engenheira de materiais formada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e pós-graduada em Engenharia Automotiva pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba, Isabella Santos está na DAF há quase três anos e lidera as áreas de planos de manutenção e DAF Assistance, o serviço emergencial 24 horas da marca.

Antes de ingressar na montadora, trabalhou por sete anos na Renault do Brasil, atuando em engenharia de pós-venda e campo. “Foi lá que me aproximei das concessionárias e aprendi a importância de ouvir o cliente e garantir que a engenharia resolva os problemas com agilidade”, relembra.