Fetropar pede à categoria que reivindique benefício ao senador Esperidião Amin
Nelson Bortolin
Nesta terça-feira, 4 de fevereiro, os deputados federais e senadores fazem a primeira sessão do ano. Na pauta das duas casas, há muitos projetos importantes. Entre eles, o de número 245, que estabelece as aposentadorias especiais, que são concedidas com menos tempo de trabalho para determinadas funções.
O pessoal do transporte de carga e de passageiros está fora do projeto. No final do ano, o senador gaúcho Paulo Paim (PT) apresentou uma emenda para que caminhoneiros, motoristas de ônibus e motociclistas possam também ser beneficiados.
Mas, segundo as regras do Legislativo, o relator do projeto, no caso o senador Esperidião Amin, do PP, de Santa Catarina, tem o poder de rejeitar a emenda, sem que ela seja apreciada pelos demais parlamentares.
Para tentar convencer o senador a incluir o transporte de carga, a Federação dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Paraná (Fetropar) começa um trabalho de lobby nesta semana em Brasília. “Se não houve pressão, não vamos conseguir a aposentadoria especial”, afirma o vice-presidente da entidade, Epitácio Antônio dos Santos, que também integra o Comitê Executivo da Federação Internacional dos Trabalhadores em Transporte.
Com a reforma da Previdência aprovada no ano passado, para se aposentar, um trabalhador precisa ter no mínimo 65 anos, se homem, e 62 anos, se mulher. E não existe mais aposentadoria por tempo de contribuição. Quem for contemplado no projeto de lei 245 poderá se aposentar mais cedo.
A Fetropar sugere aos caminhoneiros que entrem em contato com o senador Esperidião Amin, solicitando a inclusão da categoria no projeto.
Pode ser por carta ou pessoalmente:
Em Brasília
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Rua Álvaro de Carvalho 267, 10 º andar (CEP 88010-040)
Por telefone:
Em Brasília
(61) 3303-6446 ou final 6447 ou 6454
Em Florianópolis
(48) 3222-4100
Por e-mail:
e/ou
sen.esperidiaoamin@senado.leg.br
Uma boa ideia também é deixar mensagens nas redes sociais do senador pedindo apoio à aposentadoria especial para os caminhoneiros. Dessa forma, mais gente vai ficar sabendo do projeto.
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