Cargo Connect é um caminhão com sistema autônomo de frenagem, assistente de permanência em faixa e outras inovações
O Cargo Connect, caminhão com configuração 8×2 e tecnologias semiautônomas, foi uma das sensações da Ford Caminhões na Fenatran. Ele é equipado com tecnologias de sensores, câmera, radar e outros recursos que elevam o nível de produtividade, controle, segurança e conectividade para o motorista e o gerenciamento da frota. Aos poucos, ao longo dos próximos três anos, os caminhões Ford irão incorporar todas essas inovações.
Montado sobre um protótipo Cargo 2429 8×2, o Connect traz uma série de recursos semiautônomos de grande utilidade. Quanto à segurança, o caminhão possui sistema autônomo de frenagem, alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, alerta de fadiga e monitoramento com câmeras em toda a volta do veículo.
A Ford está comemorando os 60 anos do primeiro caminhão produzido no Brasil com muitos componentes fabricados no País, o F-600. Ele saiu da velha fábrica da montadora no Ipiranga, em São Paulo.
VOCACIONAIS – Outros destaques da Ford foram os caminhões vocacionais, com preparação para aplicações específicas. E ainda a transmissão automatizada Torqshift. “A transmissão Torqshift já está presente em 46% dos modelos de 17 e 24 toneladas que temos vendido”, explicou Ricardo Paradeda, gerente de vendas corporativas e governo da Ford Caminhões. “Pelo ajuste perfeito de motor e câmbio, a linha Cargo Torqshift é hoje o nome mais forte nesse segmento.”
O Cargo 1723 Torqshift Kolector, preparado como coletor e compactador de resíduos, foi o modelo da Ford mais vendido na Fenatran, com mais de 100 veículos.
Ao lado desse tradicional caminhão, a Ford exibiu protótipos para o transporte de gás e bebidas. O Cargo 1723 Torqshift para transporte de gás já está sendo testado na frota de uma grande empresa do ramo. “Ele fez um sucesso tremendo e comprova a força da Ford em veículos vocacionados”, afirmou Guilherme Teles, gerente de Marketing da montadora.
O veículo tem como principais vantagens o fato de não exigir adaptações no chassi e a facilidade de implementação do tanque pelo sistema “plug and play”. O Cargo 2429 6×2 para transporte de bebidas, com carroceria rebaixada e capacidade para 10 pallets, também despertou interesse dos frotistas.