Executivos dizem que tração 6×4 traz mais segurança e poupa o pavimento
Nelson Bortolin
A proposta de liberar o uso de cavalos 6×2 para tracionarem bitrens de 7 eixos, que consta do projeto de lei do Marco Regulatório do Transporte Rodoviário de Carga (TRC) aprovado na Câmara dos Deputados, não conta com o apoio das montadoras. Elas alegam que o 6×4 é a configuração ideal para este tipo de implemento, tanto do ponto de vista da segurança como de proteção do pavimento.
Ele ressalta que os caminhões estão cada vez mais potentes, com velocidades médias mais altas. A volta do 6×2 para bitrens, poderia contribuir para expor os cidadãos que estão na pista a acidentes.” Mendonça lembra que na versão 6×2 há menos eixos freando no conjunto. E que é possível levantar três eixos. Ou seja, são menos eixos para “ajudar a segurar o veículo no solo”.
Ele ressalta que a configuração com quatro pontos tracionando o veículo oferece mais segurança e menos impacto ao asfalto. “Essa medida (proposta no marco regulatório) não tem uma argumentação técnica, uma base que justifique a mudança, não traz benefícios”, declara.
Desde janeiro de 2011, por força das resoluções 210 e 326 do Contran, os bitrens de 7 eixos precisam de tração 6×4 para rodar. Os conjuntos registrados até então podem continuar trafegando na versão 6×2.
A reportagem procurou a associação que representa as implementadoras, a Anfir, para comentar o assunto. Mas, por meio da assessoria, a entidade diz que “não se posiciona a respeito de legislação em discussão”. “Temos certeza que a decisão final contemplará todos os aspectos da segurança veicular”, diz a nota enviada à Carga Pesada.
A entidade que representa as montadora, a Anfavea, também não concedeu entrevista. “No momento não conseguimos participar com entrevista desta pauta”, respondeu a assessoria.
O projeto do marco regulatório foi aprovado na Câmara, mas ainda será votado no Senado, antes de ir para sanção presidencial.
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