Modelos ganham mais potência e devem custar 15 a 20% mais que a linha atual
A Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentou a nova linha 2023 que reformulou todos os modelos das famílias Delivery, Constellation e Meteor, resultado do investimento de mais de R$ 1 bilhão que foi além do desenvolvimento de motores Euro 6 para atender a nova legislação de emissões que entra em vigor no próximo mês de janeiro.
Com novas configurações de trem de força, os caminhões Volkswagen chegam com a promessa de entregar em média até 5% de economia de combustível quando comparados aos modelos atuais, ao mesmo tempo em que estão com novas potências e torques para transportar em média 10% a mais de carga útil. No quesito ambiental, as emissões de poluentes foram reduzidas drasticamente para atender à nova regulamentação. A previsão é que esta nova linha custe entre 15 e 20% mais que a linha atual, dependendo da configuração e opcionais.
“Preparamos uma verdadeira coleção de soluções para nossos clientes, antecipando e criando diversas novas tendências no mercado como é o nosso DNA com tecnologias prontas para fazerem a diferença no dia a dia nas ruas e estradas brasileiras. Ao mesmo tempo, mantemos nosso horizonte voltado ao futuro, com novas pesquisas com veículos autônomos”, destaca Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
São cinco motorizações atualizadas para novas tecnologias e padrões de emissões, nova geração de transmissões automáticas e automatizadas e novas relações de eixo sob medida para cada tipo de aplicação. A escolha do sistema de tratamento de emissões também foi cuidadosamente avaliada para entregar o melhor resultado operacional.
Já o motor MAN D08 de 7 litros entra para o segmento de 18 a 31 toneladas e o motor Cummins de 9 litros está sob medida para aplicações de até 53 toneladas nos caminhões VW. Os extrapesados da família Meteor utilizam o potente motor MAN D26 de 13 litros, produzidos no Brasil, com alta tecnologia, eficiência e durabilidade para atender às mais diversas e severas aplicações deste setor da economia brasileira.
O resultado de todo esse trabalho é uma linha completa de caminhões com novas tecnologias: motores mais eficientes, com maiores torques e potências, que atuam juntamente com o sistema de pós-tratamento para reduzir drasticamente as emissões dos poluentes exigidas pelas normas do Proconve 8, equivalente ao Euro 6.