Modelos ganham mais potência e devem custar 15 a 20% mais que a linha atual

A Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentou a nova linha 2023  que reformulou todos os modelos das famílias Delivery, Constellation e Meteor, resultado do investimento de mais de R$ 1 bilhão que foi além do desenvolvimento de motores Euro 6 para atender a nova legislação de emissões que entra em vigor no próximo mês de janeiro.

Com novas configurações de trem de força, os caminhões Volkswagen chegam com a promessa de entregar em média até 5% de economia de combustível quando comparados aos modelos atuais, ao mesmo tempo em que estão com novas potências e torques para transportar em média 10% a mais de carga útil. No quesito ambiental, as emissões de poluentes foram reduzidas drasticamente para atender à nova regulamentação. A previsão é que esta nova linha custe entre 15 e 20% mais que a linha atual, dependendo da configuração e opcionais.

“Preparamos uma verdadeira coleção de soluções para nossos clientes, antecipando e criando diversas novas tendências no mercado como é o nosso DNA com tecnologias prontas para fazerem a diferença no dia a dia nas ruas e estradas brasileiras. Ao mesmo tempo, mantemos nosso horizonte voltado ao futuro, com novas pesquisas com veículos autônomos”, destaca Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

São cinco motorizações atualizadas para novas tecnologias e padrões de emissões, nova geração de transmissões automáticas e automatizadas e novas relações de eixo sob medida para cada tipo de aplicação. A escolha do sistema de tratamento de emissões também foi cuidadosamente avaliada para entregar o melhor resultado operacional.

Em seus caminhões menores, o Delivery Express e o 6.170, a VWCO vai trazer o motor FPT desenvolvido com calibração exclusiva pelos engenheiros da marca VW. Os veículos de 9 a 12 toneladas estão equipados com motor Cummins de 4 litros, base do consagrado motor utilizado na atual linha Delivery, sucesso de vendas no mercado brasileiro há anos. A linha Constellation contempla o robusto e moderno motor MAN D08 de 5 litros para o segmento de 14 a 18 toneladas.

Já o motor MAN D08 de 7 litros entra para o segmento de 18 a 31 toneladas e o motor Cummins de 9 litros está sob medida para aplicações de até 53 toneladas nos caminhões VW. Os extrapesados da família Meteor utilizam o potente motor MAN D26 de 13 litros, produzidos no Brasil, com alta tecnologia, eficiência e durabilidade para atender às mais diversas e severas aplicações deste setor da economia brasileira.

As transmissões automatizadas e automáticas ganham ainda mais espaço no portfólio dos caminhões Volkswagen, antecipando essa tendência aos clientes. A caixa da Traxon passa a vir de série para os Constellation acima de 18 toneladas, além de continuar presente nos extrapesados Meteor. Para os modelos de 14 a 18 toneladas, a opção é entre a transmissão manual ou automática da ZF de 8 velocidades, desenvolvida exclusivamente para a linha de veículos médios da Volkswagen. E os veículos de 3,5 a 13 toneladas contam com a caixa Eaton de 6 velocidades, com a opção automatizada para os modelos de 9 e 11 toneladas.

Para as transmissões automatizadas, uma série de tecnologias facilita o dia a dia do motorista entre elas, um controle eletrônico que cruza dados do sistema de marchas do veículo com as informações de GPS num sistema de condução preditiva que se antecipa às condições topográficas do trecho a ser percorrido. Já o eco-roll aproveita a inércia quando possível e coloca a transmissão em neutro de forma segura e controlada.

O resultado de todo esse trabalho é uma linha completa de caminhões com novas tecnologias: motores mais eficientes, com maiores torques e potências, que atuam juntamente com o sistema de pós-tratamento para reduzir drasticamente as emissões dos poluentes exigidas pelas normas do Proconve 8, equivalente ao Euro 6.