Em 1957, quando chegou ao Brasil, a Scania funcionava num escritório no centro de São Paulo. Em 1962, transferiu-se para São Bernardo do Campo e começou a produzir motores e caminhões. Nestes 60 anos, foram fabricados 340 mil caminhões e 70 mil ônibus Scania no Brasil, dos quais 250 mil caminhões e 39 mil ônibus foram vendidos aqui mesmo. Estima-se que 30% da frota brasileira de veículos comerciais seja da marca Scania.
Estes números foram apresentados no evento que abriu as comemorações dos 60 anos da montadora no Brasil. O diretor geral Roberto Barral aproveitou para anunciar investimentos de R$ 2,6 bilhões até 2020 em desenvolvimento de novos produtos e modernização da fábrica de São Bernardo do Campo e da rede de concessionárias.
“Acreditamos no Brasil e por isso estamos fazendo este investimento, pensando nos próximos 60 anos, nos quais nosso principal desafio será tornar o sistema de transporte sustentável”, comentou.
Recentemente, Barral previu que a empresa vai crescer de 10% a 15% este ano: “Embora o mercado como um todo esteja em retração, começamos o ano com o pé direito. Acreditamos que o resultado do segundo trimestre será ainda melhor”, afirmou.
Outro dado anunciado é que o sistema de gestão de frotas Serviços Conectados Scania, implantado há cinco meses, já está instalado em dois mil caminhões. As informações operacionais desses veículos são coletadas e compartilhadas on-line com a Scania e a rede de concessionários, o que permite dar uma consultoria personalizada para os clientes.
“Empresas como a TNT já estão utilizando o sistema e obtiveram redução de 10% a 12% no consumo de diesel”, informou Alex Barucco, responsável pela área. “Isso significa economia também pelo aumento da disponibilidade da frota e diminuição das emissões de poluentes e CO2”, acrescenta Roberto Barral.
A Scania conta com mais de 250 mil veículos conectados no mundo. Barral diz que “o futuro na Scania está apoiado em três pilares: eficiência energética; combustíveis alternativos e eletrificação; e transporte seguro e inteligente. Nós nos preparamos para enfrentar desafios globais postos pelo crescimento das populações e da demanda por transporte”.
A montadora sueca já apresentou na Europa seu caminhão autônomo e colocou para rodar nas vias de Estocolmo veículos movidos a eletricidade, sem falar num ônibus abastecido via wireless.