Cerca de R$ 70 milhões serão investidos para elevar de 122 para 139 os pontos de atendimento da rede até 2020
Ter a melhor rede de concessionárias e ser referência em serviços. Esta é a estratégia da Scania para reforçar um ramo de atividade das montadoras que nunca foi tão decisivo para a sobrevivência das redes autorizadas: o pós-vendas. Em tempos de queda sem paralelo nas vendas de novos, esta é a prioridade mesmo para a marca que acaba de emplacar o Caminhão do Ano na Europa com seu último lançamento, a série S, no IAA – Salão de Veículos Comerciais de Hannover no último mês de setembro na Alemanha.
As concessionárias passarão a ter uma postura mais ativa, planejando antecipadamente a entrada do veículo na oficina, prevendo a utilização de peças, equipamentos e ferramental além da definição, também antecipada, do time de mecânicos. O novo processo global de serviços é baseado na experiência industrial da Scania e também nas melhores práticas globais de serviços da marca.
“Não podemos ficar esperando o cliente. O concessionário precisa ser proativo e conhecer antecipadamente as demandas de manutenção das frotas. E quando o cliente chegar, tem que estar preparada para atender dentro do menor prazo possível com as peças em estoque, por exemplo”, explicou Fábio Souza, diretor de Serviços da Scania no Brasil.
No seu entender, as demandas do mercado cada vez mais conectado e a digitalização cada vez maior das atividades do setor de transportes, estão exigindo mais agilidade no atendimento: “O caminhão não pode ficar parado mais que o necessário, tem que estar rodando e faturando. Em breve, novas tecnologias permitirão que o próprio caminhão programe suas paradas”, complementou.
Atualmente a rede Scania emprega mais de 4700 profissionais em 122 casas pertencentes a 15 grupos econômicos, sendo um destes grupos a própria Scania que administra, entre outras, de forma direta, as oito casas da Codema. Até 2020, com investimentos de R$ 70 milhões, serão 139 os pontos de atendimento.
“Queremos ser mais proativos, aumentar a interação com nosso cliente. Começamos com os processos de oficina, mas também abrimos o caminho para os novos desenvolvimentos da marca na busca de atender as demandas futuras do setor de transportes,” explicou Gustavo Andrade, gerente de desenvolvimento de Rede de Concessionários da Scania.
Segundo Sérgio Pupo, diretor da Codema, pelo menos 60% do faturamento da concessionária vem da venda de peças e serviços: “Esta é um padrão que vale para toda a rede. Em nossas casas, a média de idade da frota que atendemos nas oficinas é de cinco anos”, explicou o diretor da concessionária que está completando 65 anos de atividades.
Pelo menos 26% dos caminhões comercializados pela Scania possuem o programa de manutenção Premium, um crescimento de 11% na comparação com o mesmo período do ano passado. Nesta modalidade de programa, o cliente só paga o quilômetro rodado e não há custos inesperados. No total, 30% dos veículos vendidos saem de fábrica com algum programa de manutenção. A meta é chegar a 55% até 2022.