RN Express e Jomed Log farão a rota Rio/São Paulo em operação para a L’Oréal Cosméticos
Esse é um dos assuntos tratados na nova edição digital da Revista Carga Pesada (clique aqui para ler).
Ao contrário da Europa, o Brasil não oferece nenhum tipo de incentivo fiscal para desenvolvimento, fabricação ou aquisição de veículos movidos a combustíveis alternativos: “Não buscamos subsídios mas uma redução da carga tributária seria oportuna”, defendeu Silvio Munhoz, diretor comercial da Scania durante coletiva de imprensa virtual para divulgar a entrega histórica.
Ele lembrou que na Alemanha o transportador ganha um bônus de € 13 mil na compra de um caminhão que custa em média € 100 mil, um desconto significativo, além da redução nas tarifas de pedágio.
Desde 2015 a Scania trabalha no desenvolvimento do caminhão a gás com investimentos de R$ 30 milhões na fábrica de São Bernardo do Campo.
Munhoz defende a viabilidade deste combustível para o mercado brasileiro. Primeiro porque a cada barril de petróleo extraído no Brasil, outros três barris de gás natural são produzidos e armazenados nos poços vazios pois não há consumo suficiente.
Além disso, considerando atividades como a das usinas de açúcar e álcool, o Brasil é um grande produtor de biomassa, resíduo orgânico resultante da produção ou moagem da cana, que pode virar biometano e movimentar a frota empregada na própria operação. A Usina Cocal, no interior de São Paulo, já testa com bons resultados um modelo off-road da marca.
No mundo a Scania já produziu 4 mil caminhões a gás e estima que até 2025 pelo menos 30% da sua produção seja movida a combustíveis menos poluentes como o gás, o etanol e o HVO (óleo vegetal hidrogenado), sem contar a eletrificação.
Os caminhões pesados Scania movidos a gás natural veicular (GNV) e/ou biometano são vocacionados para médias e longas distâncias. Seus motores são Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e construídos para ser 100% a gás e biometano, ou usando uma mistura de ambos. Os motores não são convertidos do diesel para o gás, têm garantia de fábrica, desempenho e força semelhante ao caminhão a diesel, além de serem 20% mais silenciosos.
Para garantir o abastecimento dos primeiros caminhões movidos a gás das frotas da RN Express e Jomed Log a Rede Graal já se comprometeu a disponibilizar o combustível em seus postos ao longo da Via Dutra.