O novo FH Electric estará disponível para venda no segundo semestre de 2025.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Até 600 km com uma única carga. É a distância que última geração de caminhão elétrico pesado Volvo será capaz de cobrir. A maior autonomia representa um avanço importante para o transporte de longa distância com zero emissões de escape.

A eletrificação de caminhões pesados continua em todo o mundo e distâncias mais longas estão se tornando uma possibilidade.

No próximo ano, a Volvo lançará uma nova versão de longo alcance de seu FH Electric, que será capaz de atingir até 600 km com uma carga. Isso permitirá que as empresas de transporte operem caminhões elétricos em rotas inter-regionais e de longa distância e operem um dia inteiro de trabalho sem precisar recarregar. O novo Volvo FH Electric será lançado para venda durante o segundo semestre de 2025.

“Nosso novo carro-chefe elétrico será um ótimo complemento para nossa ampla gama de caminhões elétricos e permitirá o transporte com emissão zero de gases de escape também para distâncias mais longas. Será uma ótima solução para empresas de transporte com alta quilometragem anual em seus caminhões e com forte compromisso com a redução das emissões de CO2,” diz Roger Alm, Presidente da Volvo Trucks.

Cinco anos de liderança em elétricos

O facilitador para a autonomia de 600 km é a nova tecnologia de transmissão da Volvo, o chamado e-axle, que cria espaço para uma capacidade de bateria significativamente maior a bordo. Baterias mais eficientes, um sistema de gerenciamento de bateria aprimorado e a eficiência geral do trem de força também contribuem para a extensão da autonomia.

A Volvo Trucks é líder global em caminhões elétricos médios e pesados, com oito modelos elétricos a bateria em sua linha. A ampla gama de produtos permite eletrificar a distribuição urbana e regional, a construção civil, a gestão de resíduos e, em breve, o transporte de longa distância. Até o momento, a Volvo já entregou mais de 3.800 caminhões elétricos a clientes em 46 países ao redor do mundo.

“O setor de transporte representa sete por cento das emissões globais de carbono. Caminhões elétricos a bateria são uma ferramenta importante na redução da pegada climática. Além dos importantes ganhos ambientais que os caminhões elétricos trazem, eles oferecem aos motoristas de caminhão um ambiente de trabalho muito melhor, com níveis muito mais baixos de ruído e vibrações,” diz Roger Alm.

A Volvo Trucks impulsiona a transição para o transporte sem combustíveis fósseis para atingir sua meta de zero emissões líquidas até 2040 usando uma estratégia de tecnologia de três caminhos. A abordagem de tecnologia com três caminhos é composta por motores elétricos a bateria, elétricos a células de combustível e motores a combustão que funcionam com combustíveis renováveis como hidrogênio verde, biogás ou HVO (diesel de base sintética).