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Volvo lançará caminhões movidos a hidrogênio

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Lançamento comercial está planejado para o final desta década

Fonte: Assessoria de Imprensa

A Volvo Trucks está desenvolvendo caminhões com motores de combustão que operam com hidrogênio. Os testes na estrada com caminhões movidos por hidrogênio em motores de combustão começarão em 2026, e o lançamento comercial está planejado para o final desta década. Os caminhões movidos a hidrogênio verde representam um passo significativo para a Volvo atingir sua meta de zero emissões líquidas, bem como apoiar seus clientes em atingirem suas metas de descarbonização.

Caminhões movidos a hidrogênio verde ao invés de combustíveis fósseis proporcionam mais uma maneira de descarbonizar o transporte. Os caminhões a hidrogênio serão especialmente adequados em distâncias mais longas e em regiões onde as infraestruturas de recarga ou o tempo para recarga de baterias são limitados.

A Volvo iniciará os testes de clientes com caminhões que usam hidrogênio em motores de combustão em 2026 e os caminhões estarão disponíveis comercialmente no final desta década. Os testes em laboratórios e em veículos já estão em andamento. Os caminhões com motor de combustão movidos a hidrogênio complementarão a oferta Volvo de alternativas, como caminhões elétricos a bateria, caminhões elétricos com célula de combustível e caminhões movidos a combustíveis renováveis, como biogás e HVO (diesel de base sintética).

“Caminhões com motor de combustão interna tradicional, mas operando com hidrogênio, terão o mesmo desempenho e confiabilidade que nossos caminhões a diesel, mas com o benefício adicional de emissões líquidas de CO2 potencialmente zero do poço à roda. Eles serão um complemento valioso para nossos caminhões elétricos a bateria, que estão no mercado há vários anos,” diz Jan Hjelmgren, diretor de gestão de Produtos e Qualidade da Volvo Trucks.

Os caminhões Volvo com motores à combustão movidos a hidrogênio verde têm o potencial de fornecer zero emissões líquidas de CO2 do poço à roda ao usar HVO renovável como combustível e são categorizados como “Veículos de Emissão Zero” (ZEV), de acordo com os novos padrões de emissão de CO2 acordados pela UE.

“Está claro que vários tipos de tecnologia serão necessários para descarbonizar o transporte pesado. Como fabricante global de caminhões, precisamos apoiar nossos clientes oferecendo uma variedade de soluções de descarbonização, e os clientes podem escolher sua alternativa com base na aplicação de transporte, infraestrutura disponível e preços de energia verde,” diz Jan Hjelmgren.

Os caminhões Volvo com motores de combustão movidos a hidrogênio contarão com injeção direta de alta pressão (HPDI), uma tecnologia em que uma pequena quantidade de combustível de ignição é injetada com alta pressão para permitir a ignição por compressão antes da adição de hidrogênio. As vantagens dessa tecnologia incluem maior eficiência energética com menor consumo de combustível e maior potência do motor.

O Grupo Volvo assinou um acordo com a Westport Fuel Systems para estabelecer uma joint venture utilizando a tecnologia HPDI. Prevê-se que a joint venture entre em operação no segundo trimestre de 2024, após a assinatura formal.

Fatos

• Os caminhões Volvo movidos a hidrogênio terão um alcance operacional comparável a muitos caminhões a diesel, dependendo do tipo de transporte.

• Devido às baixas emissões de CO2 da combustão de hidrogênio, esses caminhões são categorizados como “Veículos de Emissão Zero”, de acordo com os novos padrões de emissão de CO2 acordados pela UE.

• Os motores de combustão de hidrogênio também emitem quantidades muito pequenas de óxidos e partículas de nitrogênio.

• O hidrogênio também pode ser usado para alimentar caminhões elétricos com célula de combustível, em que a eletricidade é produzida a bordo do veículo. Os caminhões elétricos com célula de combustível não emitem emissões de escapamento, apenas vapor de água.

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