Scania Fenatran
VWCO Fenatran

O efeito do rebite só dura quatro horas

DAF - Oportunidade 2024
Pinterest LinkedIn Tumblr +

Ao contrário do que alguns pensam, o rebite é uma droga perigosa. O médico Dirceu Rodrigues Alves Jr., da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), explica que o rebite é uma anfetamina, substância que estimula o sistema nervoso central, inibe o apetite e causa insônia – daí o seu uso por aqueles que desejam ficar acordados.

Reportagem especial sobre o transporte de hortifrúti feita pela Carga Pesada mostra que caminhoneiros que transportam esses produtos acham que é normal usar rebites e que eles não fazem mal à saúde.

Alves Jr. observa, no entanto, que o efeito do rebite só dura cerca de quatro horas. Daí o usuário que quer se manter acordado tem que tomar outro e depois outro e depois… “O problema é que, quando a dose atinge um pico no sangue, o usuário pode sofrer um apagão repentino da mente”, explica. Ou mesmo do coração. Esse é um dos efeitos mais graves da droga, capaz de causar acidentes muito graves nas rodovias.
Mas os males do rebite não param por aí. O usuário de anfetamina pode ficar dependente (viciado). Outro problema é a desnutrição, porque diminui a fome. “O rebite provoca hipoglicemia, que é a diminuição do açúca

r no sangue, causando o embotamento do cérebro, tonturas, náuseas, vômito e, final

mente, o estado de desnutrição”, afirma o médico.
Pior estão fazendo os caminhoneiros que usam maconha e cocaína. Segu

O efeito do rebite só dura quatro horas

 

ndo ele, é uma mistura “extremamente perigosa”. “Essas drogas também dão insônia, mas provocam alterações visuais. O usuário perde a visão lateral e de profundidade. E ainda tem alucinações, principalmente à noite”, explica.
Para o procurador do Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso do Sul, Paulo Douglas Almeida de Moraes, a percepção de que é normal se drogar para produzir salário para o motorista e lucro para o patrão é “subproduto do sistema de transporte rodoviário que a Lei 12.619 visa eliminar”. “É preciso dar um basta a esse genocídio rodoviário intencionalmente provocado em nome do lucro”, declara. Genocídio, pra quem não sabe, é a eliminação (assassinato) regular de indivíduos de um certo grupo – neste caso, principalmente, os caminhoneiros.

Clique aqui para ler a reportagem completa.

Moreflex
Compartilhar
Scania_DreamLine
Truckscontrol

Leave A Reply