Alguns leitores do site da Carga Pesada estranharam a afirmação de que a Mercedes-Benz chegou na frente oferecendo câmbio automatizado para o mercado de semipesados; argumentam que a Scania já oferece essa opção desde 2011.
A informação foi publicada em matéria que antecipou algumas novidades que a montadora apresentará na Fenatran, que acontece de 28 de outubro a 1.o de novembro no Anhembi em São Paulo: “Um dos destaques é o Atego 2430 com câmbio totalmente automatizado PowerShift de 12 marchas sem embreagem, só com toque no acelerador.”
A Mercedes informou, via assessoria de imprensa, que o Atego 2430 é o primeiro semipesado com caixa automatizada PowerShift de 12 marchas e funções Ecorroll e Power Mode. A primeira permite ao caminhão aproveitar a inércia com segurança, colocando o veículo em “neutro” quando não há demanda de torque. Já o Power Mode aumenta por até dez minutos, a rotação do motor nas trocas de marchas, facilitando ultrapassagens e a transposição de subidas íngremes. Já a concorrência – diz a Mercedes – oferece um modelo de apenas 9 marchas e que não dispõe de função similar ao Ecoroll. Além disso – completa a nota – “o Scania, embora atue no segmento, tem DNA de caminhão extrapesado”.