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Volvo apresenta equipamentos rodoviários

DAF - Oportunidade 2024
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Guto Rocha

De olho em um mercado que tem muito espaço para crescer por causa da necessidade de infraestrutura, a Volvo CE (na sigla em inglês para Equipamentos de Construção) apresentou esta semana em Curitiba (PR) a sua linha completa de produtos do segmento rodoviário. O grande destaque foi o anúncio das novas vibroacabadoras sobre esteiras ABG 5820 e ABG2820, que começam a ser importadas este mês da Alemanha.

Os equipamentos são empregados na pavimentação de rodovia, vias urbanas, pátios, estacionamentos, portos e aeroportos. O modelo ABG 5820 é ideal para projetos com larguras de pavimentação entre 2,50 e 5,0 metros podendo chegar até 8,0 metros. Já a ABG2820 é dirigida principalmente para projetos com larguras de pavimentação entre 1,5 a 4,0 metros.

volvo ce

Segundo o presidente da Volvo Constrution Equipament Latin America, Afrânio Chueire os equipamentos estão sendo importados para atender o mercado brasileiro e também o de outros países latino-americanos. Só no Brasil, a necessidade de pavimentação de estradas já é um mercado e tanto. Chueire observa que, só em concessões previstas pelo Governo Federal existem 7 mil quilômetros de rodovias, com um investimento previsto em R$ 46 bilhões.

O gerente de Equipamentos Rodoviários da Volvo CE LA, Babliton Cardoso acrescenta que o mercado brasileiro para estes equipamentos tem muito espaço para crescer. Ele destaca a importância do transporte rodoviário no Brasil para dimensionar o tamanho do mercado a ser explorado. “Enquanto nos Estados Unidos o transporte via rodovias representa 26% da movimentação de carga, no Brasil este modal representa 70% de toda a movimentação de produtos”, compara, acrescentando que a malha rodoviária brasileira tem 1,6 milhão de quilômetros, dos quais apenas 15% estão pavimentados.

Ainda assim, Chueire afirma que a expectativa é de que neste ano a Volvo CE comercialize no mercado brasileiro entre 10 e 15 vibroacabadoras. O executivo não revelou os preços que estes equipamentos devem chegar ao mercado. O equipamento será comercializado a partir de abril pelos 15 distribuidores da Volvo CE na América Latina, dos quais seis estão distribuídos por todo o Brasil.

Além dos três modelos sobre esteiras apresentados ontem para a imprensa, a Volvo CE também irá trazer para o Brasil e América Latina outros três modelos de vibroacabadoras sobre rodas. Cardoso explica que a diferença entre as duas formas de tração está na aplicação dos equipamentos. “Os equipamentos sobre esteira são mais indicados para rodovias por ter uma tração mais forte, podem enfrentar relevos mais difíceis. Já as sobre rodas são mais indicadas para áreas urbanas por causa da maior facilidade de movimentação de um local para o outro”, observa.

Paralelo à importação dos novos equipamentos, que completam a linha de máquinas de construção rodoviária da marca, a Volvo CE Latin America criou em Curitiba o Road Institute. O instituto conta com ampla área para prática com os equipamentos. São várias pistas preparadas para treinar os participantes a ajustar, operar e controlar as operações típicas de equipamentos como motoniveladoras, vibroacabadoras e compactadores. Estas pistas são construídas para simular operações reais realizadas em construção de estradas, como pavimentação em curvas com superelevação, transições, e utilização de sensores de nivelamento.

“O público alvo abrange primordialmente clientes finais usuários dos nossos produtos, mas também estará aberto a representantes da rede de distribuidores Volvo”, diz Babliton Cardoso, gerente de equipamentos rodoviários da Volvo CE LA. O Road Institute oferecerá tanto cursos teórico-práticos, orientados àqueles que trabalham com execução de obras rodoviárias, como seminários direcionados àqueles que planejam, coordenam e executam este tipo de obras.

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