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Na Mercedes, arma para voltar a liderar

DAF - Oportunidade 2024
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Sucesso nos extrapesados de todas as marcas, a caixa automatizada chega agora ao semipesado Atego 2430, da Mercedes-Benz. Lançado na última Fenatran, em outubro passado, o Atego 2430 é visto na Mercedes como uma importante arma para ampliar sua participação no mercado de caminhões semipesados, ainda mais com o diferencial representado pela caixa Power Shift.
Este segmento de negócios não é pequeno: no ano passado foram vendidos 50 mil semipesados no Brasil, 30% do total de caminhões, na maioria veículos 6×2. A liderança no segmento é da Volkswagen – agora MAN Latin America – que fechou 2013 com 33% de participação. A Mercedes-Benz vem a seguir com 27%.
Mas a Mercedes quer voltar à liderança do mercado brasileiro de caminhões. Para isso, acaba de contratar o principal executivo da concorrente Scania (veja na pág. 22). E também conta com o Atego. “O Atego 2430 é o rei dos semipesados, tem maior valor agregado, mas seu preço é o mesmo do antecessor, o 2429”, informa o presidente da montadora, Phillip Schiemer. “Além disso, temos a mais completa linha de veículos comerciais e a maior rede de concessionários, ou seja, todas as condições de recuperar a liderança.”
Além da caixa automatizada de 12 velocidades, a engenharia aposta em outros diferenciais, como as funções EcoRoll e Power, já disponíveis nos extrapesados. A primeira coloca a transmissão em neutro de forma segura e controlada, sem a intervenção do motorista, no plano ou em descidas, economizando combustível. A segunda permite trocas de marchas em rotações mais elevadas para facilitar ultrapassagens ou vencer aclives íngremes. A cabine tem opcional da cama king size, com meio metro a mais de largura.
O torque de 1.250 Nm entre 1.100 e 1.200 rpm é até 32% superior ao dos caminhões dos concorrentes. “Além disso, a manutenção preventiva será mais em conta”, diz o gerente de marketing de produto da Mercedes, Claudio Gasparetti. “O intervalo de troca de óleo será de 60 mil quilômetros com óleo mineral, enquanto o concorrente tem que fazer a troca em metade do tempo e usa óleo semissintético.”
O Atego 2430 com caixa manual vai custar os mesmos R$ 235 mil do 2429. Com a caixa Power Shift, são R$ 5 mil a mais.

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