Scania Fenatran
VWCO Fenatran

Metro-Shacman é a mais nova associada da Anfavea

DAF - Oportunidade 2024
Pinterest LinkedIn Tumblr +

A Caminhões Metro-Shacman, empresa brasileira que produzirá a linha de caminhões pesados da marca chinesa Shacman no Brasil, é a primeira marca chinesa de caminhões a se associar à Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). A comunicação oficial foi realizada na última sexta-feira (9) na coletiva de imprensa da entidade.

A associação da Metro-Shacman à Anfavea é mais uma etapa concluída do cronograma estratégico de produzir caminhões Shacman no Brasil. O empreendimento envolve um investimento de R$ 400 milhões para o desenvolvimento e a produção da linha de caminhões pesados, composta das famílias TT (Tractor-Truck) 440 6×4, 385 4×2 e 385 6×4 de cavalos-mecânicos e LT (Lorry Truck) 385 6×4 de chassi-cabine, afirma Marcos Gonzalez, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Metro-Shacman.

shacman

A capacidade a ser instalada na planta de Tatuí irá considerar o atual line-up de caminhões pesados e futuras linhas de produtos. A produção inicial será de 1.000 unidades de caminhões pesados no primeiro ano, com um plano de aceleração até atingir 3.500 unidades/ano em 5 anos.

Desde 2011, quando apresentou seus caminhões pesados na Fenatran 2011, a empresa vem trabalhando e investindo para cumprir com todas as etapas do seu plano de negócios. Em setembro de 2012, anunciou a aquisição de sua unidade fabril própria, na cidade de Tatuí, Rodovia SP 127, km 117, região Oeste do Estado de São Paulo, a 130 quilômetros da capital, com 54 mil m2 de área total. O local foi escolhido para facilitar a logística de produção e distribuição dos veículos, levando em conta fatores como proximidade de seus fornecedores e acesso fácil aos modais rodoviário e aéreo.

Recebeu habilitação definitiva ao programa Inovar-Auto, pelo MDIC, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, por intermédio da portaria 210 que foi publicada na edição do Diário Oficial da União, em junho de 2013.

Na Fenatran de novembro de 2013, apresentou o primeiro veículo conceito do caminhão Shacman brasileiro, que será produzido a partir de meados de 2015. O processo de nacionalização é o resultado da parceria da fabricante com mais de 40 empresas brasileiras para desenvolvimento e fornecimento de componentes nacionais, que incluem o motor Cummins ISM11, eixo dianteiro e cardan Dana, eixos traseiros Meritor, suspensão Suspensys, transmissão automatizada Eaton, transmissão manual ZF, embreagens Eaton e Sachs, sistema de freio Knorr-Bremse e Wabco, além de incorporar uma série de componentes e sistemas de fornecedores com presença internacional e reconhecida capacidade, que formaram parceria com a Metro-Shacman para a produção de caminhões Shacman no País, destaca Gonzalez.

O executivo esclarece que, após a Fenatran, a empresa deu início ao programa de certificação dos veículos nacionalizados, que contará com testes de durabilidade, robustez, desempenho, dirigibilidade, ruído, segurança, economia de combustível, entre outros, em diversas condições de utilização nas operações de transporte de diferentes tipos de cargas, variada gama de implementos, nos diversos tipos de estradas e de clima no Brasil.

Em paralelo, a empresa retomou o processo de desenvolvimento e expansão da rede de concessionários no mercado brasileiro. Atualmente possuí concessionária própria em operação no Estado do Mato Grosso e pontos de vendas e serviços nas regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste, Norte e Nordeste.

De acordo com o executivo, o trabalho de seleção de empresas interessadas em participar do programa de desenvolvimento dos pontos de vendas e serviços da Metro-Shacman prossegue de forma intensa, com receptividade de empresários, tanto de empreendedores do setor automotivo, implementadores e frotistas, quanto de tradicionais executivos do segmento de caminhões, que poderão participar preenchendo um formulário encontrado no site www.shacman.com.br.

Os primeiros caminhões vendidos no mercado brasileiro à cerca de 2 anos na região centro oeste, já acumulam quilometragem de mais de 300.000km, sem a ocorrência de falhas graves nos principais componentes, ou seja, motor, transmissão, cardan, eixos, suspensão, etc.. Apenas executam manutenção preventiva nos itens de desgaste, como filtros, pastilhas de freios, pneus, correias, fluídos em geral, etc., e que em sua maioria já utilizam peças de reposição fabricadas no mercado nacional, fruto do processo de nacionalização dos nossos caminhões, aponta Gonzalez.

É importante comentar que os caminhões comercializados nesta região operam em condições severas de utilização, tanto nas estradas das fazendas, quanto nas rodovias da região. Isso comprova a robusteza e a durabilidade dos caminhões Shacman, que motiva nossos clientes a realizarem a compra de novas unidades, por terem um alto nível de confiança no produto e um maior custo beneficio do caminhão em suas operações.

Leia mais sobre a marca clicando aqui e aqui.

 

Moreflex
Compartilhar
Scania_DreamLine
Truckscontrol

Leave A Reply