Nos idos do consagrado 1935, a Mercedes-Benz liderava com uma fatia de preciosos 33% o segmento dos graneleiros no Mato Grosso. Hoje este percentual está na casa dos 9%. Para recuperar participação e atendendo aos pedidos de clientes, a montadora apresentou na última sexta-feira (17) em Rondonópolis, conhecida como a capital do bitrem, as versões do Axor e do Actros com freio a tambor.
Agora, além do eixo traseiro sem redução nos cubos que promete tornar o conjunto mais econômico, o freio a tambor se apresenta como alternativa mais adequada às condições severas da operação mista que envolve tanto estrada de terra quanto asfalto. O freio a disco continua disponível e é ideal para quem opera apenas em estradas asfaltadas. Na operação mista, no entanto, ele sofre um desgaste maior quando em contato com a poeira que passa a atuar como uma lixa: “mesmo depois que o caminhão sai da estrada de terra e vai para o asfalto, a poeira continua causando problemas no mecanismo, daí a vantagem do sistema a tambor para estas operações”, explicou Claudio Gasparetti, gerente de marketing da Mercedes-Benz.
A novidade estará disponível a partir de janeiro e não vai ter impacto no preço inicial do caminhão. A vantagem será o custo de manutenção menor comparado ao freio a disco onde a constante troca de pastilhas comprometia o custo total da operação, o chamado TCO.
O empresário Airton Dall`Agnol, da Transportadora Lontano, participou do evento “ECONFORT Experience” realizado em Rondonópolis, e aprovou as mudanças feitas pela Mercedes-Benz. “ Nós já temos mais de 20 Mercedes na frota e vínhamos pedindo o freio a tambor. Com esta mudança, mais o eixo sem redução nos cubos, os caminhões Mercedes-Benz com certeza ficarão mais competitivos”, opinou. Tradicional cliente da marca Scania, ele destacou outras mudanças feitas no Axor: “ o caminhão ficou mais bonito, a cabine está muito mais confortável e a Mercedes-Benz é uma marca conhecida no mundo todo”.
Realmente, o Axor ECONFORT – expressão adotada pelo marketing da Mercedes-Benz para identificar todas estas melhorias na linha – ganhou atributos que até agora só estavam disponíveis no modelo top da marca, o Actros. A começar pela suspensão pneumática da cabina, que propicia uma melhor absorção e amortecimento dos impactos causados pelas irregularidades das estradas. O novo banco pneumático do motorista foi reestruturado para melhor acomodação das pernas. A densidade da espuma melhorou e novas regulagens foram adicionadas, caso do nível de amortecimento vertical, do amortecimento horizontal e do ajuste da lombar.
A cama passou a ter um novo tipo de espuma, com aumento em sua espessura, que proporciona maior conforto para as horas de descanso. Um novo revestimento interno no teto, nas laterais e na parede traseira da cabina, proporciona maior absorção de ruídos e melhor isolamento acústico, tornando a cabina mais silenciosa.
Outra novidade do Axor ECONFORT é o entreeixo mais curto, de 3.100 mm, para os cavalos-mecânicos Axor 2536, 2541 e 2544, todos na versão rodoviária 6×2. Esta solução, que já esta disponível na rede de concessionários da marca, amplia a capacidade de transporte em operações com semirreboques longos, como baú carga seca, baú frigorífico, sider e cegonheiro.
Esta foi a terceira etapa do “ECONFORT Experience”, ação já realizada no Autódromo de Velopark em Nova Santa Rita (RS) e no Autódromo de Cascavel (PR). No total, já foram envolvidos cerca de 2.000 participantes.
1 comentário
É triste termos que abrir mão de segurança em nosso país em função das péssimas condições de nossas estradas.