Dilene Antonucci
Este foi um ano de aprendizado para a DAF. Em 2015, a empresa projeta conquistar 1% do mercado nacional de pesados (acima de 16 toneladas), vendendo de 900 a 1.000 caminhões, segundo seu presidente Marco Dávila. A DAF iniciou há um ano a fabricação dos modelos XF 105 na planta de Ponta Grossa (PR), de onde já saíram cerca de 400 caminhões.
Embora esse número esteja bem abaixo do projetado inicialmente, a DAF espera ampliar as vendas com a estruturação da rede de concessionários e lançamentos como a versão do XF 105, com cabine Super Space Cab e motor de 510 cv, além de outros modelos, como o semipesado CF 85: “Já temos 120 caminhões rodando e clientes que estão em sua segunda compra”, comenta o diretor comercial Michael Kuester.
Por enquanto, a DAF tem 20 concessionárias, mas o plano é chegar a 2019 com 100 lojas. Cada matriz exige investimentos de R$ 10 milhões, o que inclui terreno de pelo menos 20 mil metros quadrados e área construída de pelo menos cinco mil metros quadrados.
A DAF é controlada pelo Grupo Paccar, sexto maior fabricante de caminhões do mundo. Num modelo de negócios
inovador para o mercado brasileiro, além de peças da Paccar (para os motores) e DAF, as concessionárias comercializarão itens da marca TRP, linha que dispõe de produtos para diversas outras marcas de caminhões, carretas e ônibus.
A fábrica de Ponta Grossa (à dir.) tem capacidade para produzir 10 mil caminhões por ano.
A planta está pronta para futuras expansões, programadas de acordo com os próximos lançamentos e o crescimento do volume de vendas.