Além de um amplo pátio para estacionamento, borracharia, auto elétrica, restaurante, loja de conveniência e até socorro 24 horas, o Posto Pelanda de Fazenda Rio Grande, tradicional parada do trecho paranaense da BR 116, agora tem também o Espaço do Clube Irmão Caminhoneiro Shell. Trata-se de uma sala para descanso com TV, jogos, café e computadores conectados à internet para o caminhoneiro se distrair e ainda se comunicar com a família.
“Esta é a 21.a sala que inauguramos e a idéia é levar este espaço para 100 postos da rede”, explicou Carlo Faccio, responsável pelo Clube Irmão Caminhoneiro Shell que fechou o ano com mais de 240 mil sócios. “Foram dois anos de recuperação da base de associados que o clube reuniu em sua primeira fase. Ficamos 10 anos afastados do mercado de rodovias e voltamos para buscar nosso irmão caminhoneiro. E estamos indo muito bem. Nos últimos meses tivemos quase 10 mil novos associados por mês”.
Neste ritmo, 2015 deve fechar com 500 mil sócios: “Queremos resgatar em nossos postos o sentido de convívio, como um segundo lar do motorista, atendendo as suas necessidades no dia a dia”, explicou Faccio.
A proposta está alinhada com a filosofia de trabalho do Posto Pelanda, uma empresa familiar fundada em 1966 pelos irmãos Alcides, Guido, Antonio, Arthur e Nicola Pelanda quando compraram o primeiro posto em Mandirituba, atualmente Fazenda Rio Grande. “Meu avô foi caminhoneiro, depois abriu o posto. Praticamente toda família sempre trabalhou com a estrada. A gente sempre procurou atender bem, acolher de forma que os motoristas se sintam em casa dentro do nosso estabelecimento”, conta a administradora Kelly Pellanda, filha de Pedro Pelanda. Desde criança ela acompanha de perto o dia a dia dos quatro postos da família no Paraná e em Santa Catarina. “Às vezes até questões pessoais como quando o motorista precisa fazer um depósito bancário, nós procuramos atender a todas as necessidades”, explica Kelly.
LEI DO DESCANSO – Depois da chegada da legislação que estabeleceu o descanso obrigatório para os caminhoneiros, a rotina do posto mudou. “Nosso pátio é grande. E este é um dos atrativos, ter espaço para proporcionar segurança e um momento mais agradável de descanso quando o caminhoneiro pode parar, abastecer, tomar um banho, se alimentar, falar com a família, ver uma TV, se divertir com um jogo entre amigos, ou seja, sentir-se em casa”, explica Kelly.
O pátio tem ficado mais cheio, mas a política dos postos da Rede Pedro Pelanda é acolher todos os caminhoneiros, independente do abastecimento do caminhão: “Se ele não abastece hoje, é um cliente em potencial. Tem que ter uma pessoa sempre organizando, administrando o espaço já que temos transportadoras parceiras, mas nossa política é acolher todos os motoristas que estacionam aqui”.
A Rede Shell reúne 465 postos que também estão procurando se adequar às novas demandas trazidas pela lei. Segundo Carlo Faccio, existem os postos dormitórios e os postos de passagem. ”Estes vão ter que se tornar também postos dormitórios. Vamos ter que adaptar nossas instalações com restaurantes, banheiros e principalmente espaço de estacionamento para atender a todos os caminhoneiros. A Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, se preocupa muito com o motorista, vamos ter que estar preparados para atender esta demanda”, garantiu.
FESTA – A inauguração do Espaço do Clube Irmão Caminhoneiro do Posto Pelanda 22 (que fica no km 128 da BR 116) aconteceu no mesmo dia do encerramento da promoção “Caminhão Novo, Vida Nova” destinada aos membros do Clube Irmão Caminhoneiro Shell que participaram da campanha. Ao abastecer 300 litros de Shell Evolux Diesel ou 40 litros de Shell Evolux Arla, os sócios ganharam um cupom para fazerem sua inscrição via SMS ou pelo site do Clube.
Os vencedores da promoção foram Elessandro Pereira de Souza, de Três Marias (MG), que ganhou um Volkswagen Constellation 24-280 no valor de R$ 250 mil, e o paulista Edson dos Santos Ferreira de Guarulhos (SP) que recebeu um Volkswagen Delivery 10-160.
O caminhoneiro Raul Fernando Zanatto mora em Fazenda Rio Grande e participou com a família da festa. Ele é sócio do Clube Irmão e destacou a importância de espaços como este do Posto Pelanda para o motorista: “Você chega cansado e pode usar uma sala como esta para relaxar e falar com a esposa que está longe pelo Facebook”. Além disso, como sócio do Clube, ele tem direito a brindes e descontos em todos os postos Shell. Na profissão há 12 anos, dirige um Volvo FH 540, ano 2013, equipado com prancha, transportando máquinas pesadas para todo Brasil.
Além de atendimentos de saúde, inclusive odontológica, Raul e os demais caminhoneiros e familiares puderam participar de brincadeiras e sorteios promovidos pelo Clube Irmão Caminhoneiro e os parceiros Volkswagen Caminhões, Sascar e Michelin. No encerramento, a festa ficou completa com um show da dupla sertaneja Teodoro e Sampaio.
Conheça mais o projeto no site www.clubeirmao.com.br. E os Postos Pelanda no endereço www.pedropelanda.com.br