Scania Fenatran
VWCO Fenatran

Protestos ganham força sem que entidades assumam participação

DAF - Oportunidade 2024
Pinterest LinkedIn Tumblr +

 Nelson Bortolin

Revista Carga Pesada

 

Os protestos de caminhoneiros, que começaram há uma semana, ganham força em vários Estados, sem que nenhuma entidade nacional da categoria assuma participar de sua organização. Nesta terça-feira (24), a Carga Pesada acompanhou o início de um bloqueio na PR 445, na divisa entre os municípios de Londrina e Cambé.

Leandro Colletti, caminhoneiro autônomo que liderava o piquete, fez questão de ressaltar: “Não somos de sindicato nenhum. Somos profissionais que não têm condições de trabalhar com o diesel e o pedágio caros desse jeito”, afirma. Embora seja improvável, o caminhoneiro diz que “não tem ninguém organizando” as manifestações.

Leandro Colletti

Leandro Colletti

A última greve nacional de caminhoneiros, realizada em 2012, teve coordenação do Movimento União Brasil Caminhoneiro (MUBC). A reportagem tentou falar com o líder do movimento, Nélio Botelho. A secretária disse que ele não poderia atender, mas que o MUBC nada tema ver com os protestos de agora. No site da organização, que ainda mantém como destaque um pedido de voto no candidato derrotado à Presidência, Aécio Neves, nenhuma referência às manifestação.

Já, na página da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), a entidade afirma estar “ciente das manifestações” e que existem “questões emergenciais a serem tratadas” com o governo, como a diminuição do preço do diesel, o subsídio do diesel aos autônomos e a “repartição” dos financiamentos de caminhões.

A confederação orienta seus sindicatos filiados a participarem ativamente na busca de soluções dos problemas, ma não se pociona a favor ou contra os protestos. A reportagem não conseguiu contato com o presidente da CNTA, Diumar Bueno. O presidente da União Nacional dos Caminhoneiros (Unicam), José Araújo “China” da Silva, disse à Carga Pesada que a entidade não participa do movimento, mas considera justas as reivindicações.

Documento assinado por quatro entidades regionais e distribuído nos pontos de bloqueio estabelece a seguinte pauta de reivindicações: diminuição do valor do diesel; criação de tabela única nacional de fretes por km rodado; prorrogação de 12 meses das parcelas de financiamento; obras para melhorar as condições das estradas; e sanção do projeto de lei que muda a Lei do Descanso. O documento é assinado pela Associação dos Caminhoneiros de Rodeio Bonito (RS), pelo Sindicato dos Transportadores Autônomos de Carga de Francisco Beltrão (PR), pela Comissão de Paralisação de São Miguel do Oeste (SC) e pela Federação dos Caminhoneiros Autônomos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Rafael dos Santos e Fábio César Luiz

Rafael dos Santos e Fábio César Luiz

Adesão

No Paraná, a adesão aos caminhoneiros aos bloqueios tem sido tranquila, sem resistência. “Tenho contas para pagar, mas do jeito que está não tem como trabalhar. O pessoal está se unindo e a gente tem de vestir a camisa”, diz o autônomo Rafael dos Santos, ressaltando que tem disposição para ficar parado o tempo que for preciso. Com carga de carne refrigerada, Fábio Cesar Luiz afirma que também ficará no protesto até o fim. “Posso ficar uma semana aqui que a carne não estraga. Temos de apoiar os companheiros”, declara.

Liberação

Segundo a Agência Brasil, a Advocacia-Geral da União (AGU) decidiu na segunda-feira (23) entrar na Justiça Federal com pedido de liberação das rodovias bloqueadas. De acordo com a AGU, a medida tem o apoio do Ministério da Justiça, por meio da Polícia Rodoviária Federal e da Força Nacional.

Bloqueio na PR 445, entre Londrina e Cambé

Bloqueio na PR 445, entre Londrina e Cambé

As ações, segundo a AGU, foram ajuizadas nos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. O órgão informa ainda que pediu a autorização da Justiça para que o Poder Público possa adotar “medidas necessárias para garantir a circulação nas pistas e a fixação de multa de R$ 100 mil para cada hora que os manifestantes se recusarem a liberar o tráfego”.

 

 

 

protesto

Moreflex
Compartilhar
Scania_DreamLine
Truckscontrol

9 Comentários

  1. Boa tarde todos temos que apoiar o movimento o diesel esta um absurdo. ex um frete de BH a SP de truck valor de 850,00 simplesmente um absurdo só de óleo 200 litros vai sobrar o que?

  2. Acary Dias Coelho on

    demorou muito para mostrar a força que tem o caminhoneiro.so faltava a união.Esse governo só faz alguma coisa sob pressão.Isso da Dilma dizer que o Brasil não p´recisa de caminhões,mostra que ela não conhece o pais que governa,sou caminhoneiro a 45 anos e posso dizer que o Brasil anda na crroceria de caminhões…párabens meus colegas

  3. Sônia Regina Branco on

    E mesmo uma grande vergonha para a nossa Nação a atitude de nossa Presidente , pois o Brasil depende sim do TRC , principalmnete dos caminhoneiros autonomos , a exemplo do que fizeram com o Sr Nelio Botelho , presidente do MUBC , tentaram coloca-lo como um bandido em 2012 , mas se a casa civil tivesse invetigado primeiro antes da atitude de acusar o Sr Nelio , essa situação hj não estaria nesse caos , o que os caminhoneiros e todos os empresarios ligados ao transporte rodoviario de cargas não aguenta mais é a alta do preço do diesel ,a alta de todas as peças para manutenção dos veiculos , ipva cada vez mais caro , pedagio que é um verdadeiro assalto a mão desarmada em cima da dessa categoria , que querendo ou não leva o PIB nas suas costas , por mais que a hidrovia ( rios cada vez com menos volume de água ) a ferrovia , cresça esse modal de transporte , nunca eu coloquei NUNCA vai conseguir fazer com que tudo , tudo que se produza nesse Pais , chegue na nossa porta .
    Exemplo , a madeira extraida no seu habitat natural pode vir de trem ou de barcaça até a industria , mas depois do movel pronto , pode até chegar a outras ciades de trem , mas o trem nunca vai mchegar a porta dos consumidores , só chega atraves de caminhão , seja ele de grande porte ou os vucs , mas só chega de caminhão .
    Vamos ser sensatos e dar a mão a palmatória Sra Presidenta , o Brasil vai sempre , sempre precisar desses profissionais do volante , tenho muito orgulho de ser filha , esposa e mãe de caminhoneiro .
    Fui criada na boleia de um caminhão, ah mero detalhe , minha CNH é profissional , tambem dirijo caminhão e apoio toda manifestação pacifica , temos que mudar a realidade do preço do combustivel , neste pais maravilhoso que é o Brasil , temos que respeitar a profissão que sem ela O BRASIL PARA .

  4. DEVEMOS AGORA COM O MANDATO DE LIBERAÇÃO DAS PISTAS IRMOS PARA NOSSAS RESIDÊNCIAS (CASAS).

    DAR UM TEMPO PARADO DE PELO ALMENOS UMA SEMANA, P/ QUE HAJA REALMENTE UM DESABASTECIMENTO.

    AÍ A CLASSE DE CAMINHONEIROS COMEÇARA A SER RECONHECIDA, POR QUE DO JEITO QUE ESTA,

    E UMA VERGONHA, ONDE UMA PRESIDENTA ABRE A BOCA SÓ P/ DIZER MERDA ONDE O EX PRESIDENTE SE DIZIA

    VIM DE FAMÍLIA POBRE DE GARANHUNS PE E EM 8 ANOS MONTOU UM IMPÉRIO QUEBRANDO EMPRESAS DE NOME,

    DESTRUINDO HOSPITAIS, ACABOU COM AS ESCOLAS E AGORA VEM DIZER QUE A CLASSE DE CAMINHÕES NÃO É

    NADA, ISTO E UMA VERGONHA PRA NAÇÃO.

  5. Ola colegas, estou com meu caminhão 7 parcelas atrasadas, mas digo que o banco vá buscar na estrada pois não vou desistir da greve, pois não tenho mais saida daqui a pouco vamos passar fome com estes frete!!

  6. FORÇA A TODOS OS MOTORISTAS QUE ESTÃO PARADOS NA GREVE , SE NÃO FOR ASSIM NINGUÉM VAI SE MEXER PRA OUVIR O QUE QUE OS MOTORISTAS QUEREM , TEM QUE FAZER GREVE SIM TODO MUNDO FAZ PORQUE MOTORISTA NÃO . E O MAIS PAGA IMPOSTOS NO BRASIL , ALÉM DISSO O CAMINHÃO PAGAR TUDO E MESMO ASSIM TODOS ROUBA DE MOTORISTA SE NÃO PARAR O QUE VAI ACONTECER NÃO SEI .FORÇA ESTAMOS JUNTOS PRA VER SE MELHORA UM POUCO ESTA VIDA SOFRIDA DE MOTORISTA HOJE MOTORISTA NÃO TEM VALOR TODOS OS MOTORISTAS E MALTRATA E ÚMILHIADO EM QUALQUER LUGAR QUE ELE VAI.CARREGAR OU DESCARREGA ESTE E UM DESZABAFO DE MAS UM SOFREDOR DESTA ESTRADA . OBRIGADO

  7. wanderley carlos de santana on

    Quero dizer o seguinte! Na ultima greve fiquei 4 dias parado prá depois,todo mundo de repente começar à circular sem uma solução;agora vamos ver se não vou me decepcionar novamente, à Dilma tá fazendo à parte dela,tudo que ela sabe fazer (AMEAÇAS)já que é assim!vamos em frente!mostrar prá ela,à força que tem o profissional do trecho.(PARABÉNS RAPAZIADA)

  8. wanderley carlos de santana on

    É isso ae Dilma dar seus pulos!vai ou não vai reconhecer nossas forças,agora quero te dizer que não adianta mandar bater pois você tem que saber,que estamos no Brasil,e não no seu reduto “Venezuela,Cuba,ETCETRA” Somos Brasileiros,e não (Brasileños)Parabéns Rapaziada.

  9. O pais anda em cima de caminhão, se continuar o pais para nós temos força ve se ela aguenta mais ama semana. hoje do jeito que ta,parado elucro.

Leave A Reply