As soluções Scania para o segmento de caminhões off-road vem tornando a operação da Riuma Mineração cada vez mais rentável. A frota de 36 modelos comprados a partir de 2012, quando foi iniciada a parceria entre as empresas, oferece mais disponibilidade, produtividade e menos custos de manutenção do que a antiga geração de caminhões da concorrência que ela mantinha. Para ampliar ainda mais suas vantagens, a Riuma contratou o Serviço Dedicado da Casa Scania Codema, em que o concessionário possui uma estrutura de serviços dentro das instalações do cliente.
“Com os caminhões fora de estrada da Scania já chegamos a uma economia de 70% no custo do transporte e a uma redução no gasto de combustível de 50% na frota interna e de 16% na externa”, afirma Carlos Barbosa, engenheiro técnico da Riuma Mineração. O comparativo superior em relação à frota anterior é festejado pelo engenheiro. “Com a frota antiga, que operou por 10 anos, transportávamos, para cada litro de diesel, 7,5 toneladas de minério. Agora com os caminhões Scania transportamos 14 toneladas para cada litro, ou seja, quase o dobro.”
“Em 2012, queríamos aumentar a produtividade e iniciamos pesquisas e testes para renovar a frota com veículos que atendessem às operações dentro e fora da mineradora”, diz Barbosa, que coordenou a pesquisa. “Fizemos um estudo, e a Scania mostrou seu diferencial desde o primeiro contato, pois escutou nossas necessidades. O respaldo técnico foi muito importante para tomarmos a decisão de escolher as soluções Scania”, relembra.
Após os estudos e o apoio da Scania e da Casa Codema, a Riuma adquiriu para sua frota externa 20 caminhões P 310 8X4 (com implemento caçamba para o transporte de brita até os clientes por rodovias), para a frota interna, oito G 440 8X4 (com caçamba para levar o minério coletado até o britador), além de oito P 310 8X4 (betoneira).
O G 440, aliás, foi escolhido como a melhor opção na potência mais alta, para a frota interna, quando a Scania disponibilizou um modelo para demonstração. “Acompanhados pelas equipes de Pré-Vendas da Scania e da Codema, constatamos que o implemento a ser usado nas operações de lavra precisava de adaptações para atender a características especificas, como ter a largura da caçamba alterada, uma vez que a medida era muito próxima da largura da concha da escavadeira”,revela Barbosa.
“Antes, nosso operador demorava para alinhar e despejar o material no caminhão. Após a personalização do implemento – aumento de 10 centímetros de largura – a operação ganhou tempo e produtividade. De sete minutos, o carregamento da caçamba passou a apenas três minutos”, conta Barbosa. “Se a Scania não disponibilizasse o G 440 para um teste, isso não seria possível.”
“Estamos muito satisfeitos por nossos caminhões estarem aumentando a produtividade da Riuma. Quando apresentamos o P 310 8X4 com redução nos cubos, que pode tracionar até 100 toneladas, a Riuma foi o primeiro cliente a adquirir o modelo, lançado em 2013”, revela Celso Mendonça, gerente de Pré-Vendas da Scania no Brasil. “Fomos conhecer a operação, e depois de entender as necessidades concluímos que o caminhão deveria ser produtivo dentro da mina e nas entregas de material pelo Rodoanel (SP). Ou seja, um veículo versátil, que aliasse torque e potência.”
Driver Support: outra vantagem para o cliente
A Riuma também foi um dos primeiros clientes do segmento de mineração a utilizar o Scania Driver Support Off-Road no treinamento e na reciclagem dos motoristas. A tecnologia exclusiva no Brasil funciona como um “professor” em tempo real no painel, orientando o motorista com dicas e notas para a melhoria contínua da direção. “O Full Potential, disponibilizado pela Codema, é outra ferramenta importante nesse processo. Seus relatórios mensais contêm informações importantes para a análise da performance da frota e tem sido um dos segredos de sua maior produtividade e rentabilidade”, diz Mendonça.
“Hoje, essas ferramentas são usadas para gerenciar também nossa logística”, completa o engenheiro da Riuma. “O Driver Support nos permite avaliar o trabalho do operador diariamente, além de nos ajudar a acompanhar a operação e a manutenção. Como resultado imediato, o nível técnico dos motoristas já foi elevado.”
Mensalmente, cada operador recebe uma meta: trabalhar o próprio ponto fraco na condução. Com a ajuda do Scania Driver Support, atualmente, o último motorista do ranking proposto tem nota 95 (máxima de 100). Somadas a pontuação e as avaliações individuais, o condutor recebe uma premiação, que depende da nota final. “Estamos motivando o quadro a alcançar os 100%”, afirma Barbosa.
Serviço dedicado
Para agilizar a manutenção e reduzir os custos da Riuma, a Codema instalou um box de serviço dentro da empresa com um mecânico em tempo integral. Os resultados positivos estão fazendo a diferença. Houve ganho de tempo na oficina, pois a manutenção passou a ser realizada com ferramentas e mão de obra especializada, e o estoque ficou mais enxuto e funciona de acordo com a demanda de peças providas das revisões.