Scania Fenatran
VWCO Fenatran

Evento da Revista Carga Pesada movimentou Posto Portelão

DAF - Oportunidade 2024
Pinterest LinkedIn Tumblr +

Em comemoração pelos 30 anos de circulação, a Revista Carga Pesada realizou no sábado, dia 19, no Posto Portelão, em Cambé, uma apresentação teatral para caminhoneiros e familiares. Trata-se do projeto Caravana Ecológica que há 15 anos viaja pelas estradas do Brasil levando cultura e ecologia para os profissionais da estrada.

Além da apresentação teatral, o evento teve muita música e sorteio de brindes.  A redação da Revista Carga Pesada também foi montada no pátio do posto e os caminhoneiros puderam dar entrevistas para o site www.cargapesada.com.br e redes sociais da publicação.revista-carga-pesada-caravana-ecologica

Elias Xavier de Jesus, autônomo, foi um deles. Questionado sobre o principal problema da categoria hoje, foi categórico: é o frete. “O frete caiu e os preços subiram muito. Pagamos o pedágio e a descarga do próprio bolso. O que sobra? Nada. Dá pra comer e fazer a manutenção do caminhão.”

Dono de um Scania 112 Truck e morador de Lages – SC, Elias costuma dormir nos postos de gasolina. “É ruim porque os postos estão sempre lotados e, além disso, cobram caro. Precisa abastecer, pagar para tomar banho… a segurança é outro problema, especialmente nos postos que fecham lá pela meia-noite, uma hora da manhã.”

Em relação à ideia do governo de construir Postos de Parada e Descanso (PPD), Elias diz que pagaria no máximo R$ 30 por pernoite. “É pela segurança, sem dúvida. Mas esse é o valor máximo. Mais que isso não dá, especialmente somado às outras despesas.” Ele conta que foi roubado duas vezes – em ambas, levaram a lona do caminhão. “Eu pagaria só para ficar mais seguro. Uma lona custa em torno de R$ 2.700, então compensa. Mas sempre há exploração…”

O casal Natália e Antonio marcou presença no evento realizado neste sábado no Posto Portelão

O casal Natália e Antonio marcou presença no evento realizado neste sábado no Posto Portelão

O evento contou com apoio da Renocap/Bandag. O supervisor de Vendas da recapadora de Londrina, Sidnei Marques, esteve lá e contou à reportagem que o movimento cresceu de 25% a 35% neste ano na empresa. Segundo ele, com a crise econômica, muitos transportadores deixaram de comprar pneus novos e passaram a fazer recapagens. “Também diminuiu o número daqueles que compravam pneus novos importados. É que, com o aumento do dólar, os importados ficaram bem mais caros. Esse também estão optando pela recapagem”, conta.

Veja cobertura completa do evento no Facebook no endereço https://www.facebook.com/Revista.Carga.Pesad

 

Caravana

A Caravana Ecológica é um projeto da Revista Carga Pesada com a participação da Escola Municipal de Teatro de Londrina e o patrocínio do Ministério da Cultura e da Volvo. A trupe de atores começou a percorrer os caminhos do Brasil em julho do ano 2000, falando a caminhoneiros, suas famílias e ao público em geral sobre a necessidade de combate ao tráfico de animais silvestres nas rodovias, para a preservação da diversidade da vida no planeta.

A cada ano uma nova versão é montada. Nestes 15 anos de estrada, as apresentações também trataram da importância de se preservar as matas e a água potável, esforço resumido no slogan ESTRADA VERDE, ÁGUA LIMPA. E da economia de diesel, já que A ECONOMIA É AMIGA DA ECOLOGIA.

 

Moreflex
Compartilhar
Scania_DreamLine
Truckscontrol

Leave A Reply