Guto Rocha
Revista Carga Pesada
A Iveco Bus, companhia da CNH Industrial, lançou na noite da última quinta-feira (10/03), em Cascavel (PR), o GranClass 150S21. O ônibus foi projetado e desenvolvido no Complexo Industrial da Iveco em Sete Lagoas (MG) voltado, principalmente, para o mercado de transporte escolar. O veículo é encaroçado pela Mascarello, e segue o conceito do chassi 170S28, e está apto a rodar tanto em áreas urbanas quanto em estradas rurais, que é o seu maior objetivo.
Com 15 toneladas, o GranClass 150S21 é capaz de gerar potência máxima de 206 cv. “A maior potência da categoria”, afirmou Gustavo Serizawa, gerente de marketing de produto da Iveco Bus. O modelo foi desenvolvido com o objetivo de participar do programa do governo federal “Caminho da Escola”, que financia transporte escolar para estudantes da zona rural de municípios de todo o País.
Para atender às necessidades do programa, Serizawa disse que o ônibus foi submetido a mais de 234 mil quilômetros de testes de qualidade, quando foram avaliados mais de 340 componentes. “Também rodamos cerca de 40 mil quilômetros por todo o País, com representantes do programa ‘Caminho da Escola’ para identificar as situação real das estradas rurais do Brasil e também as necessidades dos clientes, e então desenvolver um veículo ideal para o segmento”, comentou o executivo.
A versão apresentada no lançamento do GranClass tem nove metros de comprimento e capacidade para transportar 48 alunos. O ônibus vem equipado com elevadores, cadeira de rodas, porta larga com dispositivo anti-esmagamento, que garantem segurança e acessibilidade para deficientes e pessoas com mobilidade reduzida. O veículo também vem com porta-mochila no teto e rede nas costas dos assentos para acomodação do material escolar. A Iveco Bus também oferece a versão de 11 metros, com capacidade para 60 alunos e com os mesmos equipamentos e design.
Outros componentes foram desenvolvidos para o GranClass especialmente com o objetivo de garantir boa trafegabilidade em estradas rurais. O modelo tem como equipamentos de série o dispositivo de bloqueio de diferencial, que facilita a transposição de atoleiros, chassi com suspensão elevada e reforçada, pneus de uso misto e redução de balanço dianteiro e traseiro, permitindo o fácil acesso a lugares acidentados.
“Seguindo a nossa prioridade, que é o conforto e a segurança dos alunos, o modelo conta ainda com dispositivo inibidor de abertura da porta com o veículo em movimento, limitador de velocidade, câmera e sensores de ré, cintos de segurança em todas as poltronas e proteção nas janelas”, ressalta Serizawa.
O chassi da Iveco Bus possui um motor N45, da FPT Industrial, com quatro cilindros em linha. O propulsor de 4,5 litros, com sistema SCR, atende as normas do Proconve-P7. O torque chega a 720 Nm, já disponíveis na faixa de 1.350 a 2.100 rpm. A transmissão utilizada é Eaton FS 5406A, manual, de seis marchas, com escalonamento compatível com as operações rurais e urbanas. O sistema permite condução suave, sem deixar de lado a economia de combustível. O acionamento da alavanca a cabo privilegia a ergonomia
A expectativa da Iveco Bus com o lançamento é ampliar a sua participação nas licitações públicas do programa “Caminho da Escola”. A marca já tem mais de seis mil unidades rodando por meio do programa do Governo Federal. Segundo Serizawa, o modelo apresentado no lançamento, será comercializado por R$ 239 mil dentro do programa governamental, que isenta o produto de impostos. Já no mercado convencional, o GranClass teria um preço 20% maior, por conta dos impostos e do frete.
Especificações técnicas do chassi
Comprimento máximo (CT) 9.000 / 10.000 mm
Largura máxima (D) 2.422 mm
Entre Eixos (EE) 5.180 / 5.950 mm
Balanço dianteiro (BD) 1450 mm
Balanço traseiro (BT) 2.300 / 2600 mm
Ângulo de entrada (A) ≥25°
Ângulo de Saída (B) ≥20°
Capacidade Técnica Eixo Dianteiro 5.000 kg
Capacidade Técnica Eixo Traseiro 10.000 kg
Peso Bruto Total 15.000 kg
Tanque de combustívelcom Capacidade de 275 litros
Motor Iveco FPT N45 150 kW(206 cv)